Soja devolve parte dos últimos ganhos e sente ritmo de plantio intenso nos EUA e opera estável em Chicago
![]()
Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago operam com leves baixas nesta manhã de terça-feira (28), devolvendo parte dos ganhos recentes em um movimento técnico de realização de lucros e também de olho no bom avanço do plantio norte-americano da safra 2026/27. Ontem, os futuros da oleaginosa terminaram o dia com altas de dois dígitos nos principais vencimentos.
Por volta de 7h10 (horário de Brasília), as cotações perdiam de 1 a 2,25 pontos nos principais vencimentos, levando o julho a US$ 11,90 e o agosto a US$ 11,83 por bushel. O farelo e o óleo também subiam levemente.
O plantio da nova temporada nos Estados Unidos avança sob condições favoráveis, com bom nível de umidade no solo e clima colaborando para os trabalhos de campo. Esse cenário reforça expectativas de uma oferta confortável mais à frente, limitando o ímpeto comprador neste momento.
De acordo com dados reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no final da tarde ontem, 23% da área jpa estava plantada até o último domingo (26). O número quase dobrou em relação à semana anterior - quando eram 12% - além de estar bem acima dos 17% do ano passado e dos 12% da média dos últimos cinco anos.
Em paralelo, a perspectiva de aumento de área cultivada com soja também permanece no radar dos investidores, ainda mais com um ritmo tão acelerado da semeadura.
Paralelamente, os traders seguem alimentando suas expectativas para o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping em maio, bem como monitoram sem cessar o desenvolvimento da situação no Oriente Médio e a ainda falta de acordo entre Irã e EUA.
0 comentário
Soja deve voltar a subir no 2º semestre com ameaça do El Niño sobre safra do Brasil, afirma analista
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas testando os dois lados da tabela
Preços da soja ampliam perdas em Chicago nesta 6ª feira, após relatório do USDA e clima nos EUA
Trump, USDA, El Niño: Soja tem 5ª feira cheia, recuando na Bolsa de Chicago e no Brasil
Soja fecha em queda nesta 5ª feira com pressão do Oriente Médio e de olho no novo USDA
Aprosoja MT reforça os cuidados durante o Vazio Sanitário da soja