Excesso de chuva atrasa plantio da soja no Paraná

Umidade acima da média também impacta as lavouras de trigo, dificultando a colheita e reduzindo a qualidade do grão
Publicado em 20/10/2026 09:01

As chuvas frequentes no Paraná estão causando atraso no plantio da soja e comprometendo a qualidade do trigo que ainda permanece no campo. Os efeitos envolvem desvalorização dos grãos por perda de qualidade, despesas adicionais e mudanças no planejamento da safra de verão, além de riscos para o desenvolvimento das lavouras nos próximos meses e redução da janela disponível para a implantação do milho safrinha. O cenário ocorre após um setembro de chuvas acima da média. Em 14 estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o acumulado foi o maior para o mês desde o início da série histórica há mais de 25 anos.

De acordo com o levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a semeadura da soja atingiu 39% da área prevista no Paraná no final da pieira quinzena de outubro, ou seja, 5,7 milhões de hectares. O boletim também aponta impactos das chuvas no ritmo dos trabalhos de campo e na qualidade das lavouras.

“Os prejuízos das chuvas vão além da lavoura, uma vez que aumentam os custos de produção, comprometem a renda e dificultam o planejamento. Por isso, o Sistema FAEP atua na defesa de um seguro rural e de políticas públicas que permitam ao produtor condições de enfrentar essas perdas e manter sua atividade”, afirma o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Poucos dias para trabalhar

Nos municípios de Manoel Ribas e Ivaiporã, no Vale do Ivaí, o produtor Marcelo Alberton destina 87,1 hectares à soja e 43 hectares ao trigo. Com 22 anos de experiência nessas culturas, o agricultor relata que as chuvas de setembro e outubro impediram a colheita do cereal no momento adequado e alteraram o planejamento da safra seguinte.

“Do início de setembro até agora, tivemos apenas seis dias com abertura de sol que permitiram o plantio da soja. No entanto, ainda havia trigo para colher”, afirma.

A intenção era semear primeiro as variedades de soja de ciclo longo, até 5 de outubro. Como isso não foi possível, Alberton passou a trabalhar com a alternativa de cultivares de ciclo curto, que pretendia plantar até o dia 20. A sequência de dias chuvosos, porém, estreitou o período disponível para executar as operações. A preocupação também alcança as lavouras implantadas, nas quais ele observa emergência e crescimento irregulares das plantas.

“As plantas estão nascendo com o solo encharcado, o que dificulta o enraizamento. Também dificulta a entrada das máquinas para pulverização e aplicação de fungicidas e inseticidas nos momentos certos”, relata.

Em Engenheiro Beltrão e Roncador, no Noroeste do Estado, Mauro César Volponi dos Santos enfrenta situação semelhante. Com aproximadamente 750 hectares destinados à soja e 180 hectares ao trigo, o produtor estima um atraso de cerca de 20 dias nos trabalhos. Até o momento, o agricultor semeou aproximadamente 30% da área de soja.

O plantio começou em 25 de setembro e deveria terminar por volta de 25 de outubro. Agora, a expectativa é concluir próximo de 10 de novembro, dependendo das condições meteorológicas. Segundo Santos, uma das semanas mais críticas teve acumulado de 250 milímetros nas áreas em que trabalha, com erosão, encharcamento e surgimento de pontos de afloramento de água.

“Não conseguimos plantar e ainda tenho uma parte da área de trigo para colher”, resume.

O excesso de chuva também interfere nas operações de controle de plantas daninhas. Santos já identifica a necessidade de reaplicar herbicidas em algumas áreas, principalmente para combater a buva, com despesa adicional de R$ 200 por hectare nas áreas que exigirem novas intervenções. O custo pode aumentar mais se houver necessidade de replantio ou maior pressão de doenças.

“Chuvas intensas podem arrastar sementes e plantas pequenas, enquanto a umidade persistente favorece doenças e pode exigir aplicações adicionais de fungicidas”, explica a coordenadora do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, Ana Paula Kowalski.

Trigo perde qualidade e valor

Para o trigo, a permanência no campo após o momento adequado de colheita amplia a exposição dos grãos à umidade. O prejuízo pode ocorrer tanto pela redução da quantidade colhida quanto pela perda de qualidade, que afeta a classificação comercial e a remuneração do produtor.

Alberton e Santos relatam queda no peso hectolítrico, conhecido como PH, e do Falling Number ou Número de Queda, indicadores utilizados na avaliação comercial do cereal. No caso de Santos, parte do trigo perdeu qualidade e passou a ser classificada para outros usos.

De acordo com Ana Paula, a umidade elevada favorece doenças nas espigas e a deterioração dos grãos. Em situações mais severas, as perdas podem inviabilizar a colheita.

“Os valores menores de PH resultam em uma tipificação pior no momento da classificação dos grãos, enquanto o falling number menor derruba a classe do trigo, o que resulta em farinha que não é apta para panificação e o produtor recebe menos por esse motivo”, afirma.

Além da qualidade do produto, há dificuldades para retirar e entregar a produção. Alberton relata que a capacidade de secagem das cooperativas não tem sido suficiente para atender à demanda de produtos com umidade elevada.

“A situação gerou filas de dias, despesas com frete e paralisação das máquinas no campo”, pontua.

Atraso alcança a segunda safra

Os efeitos do excesso de chuva podem se estender por vários meses, impactando no período planejado para o milho safrinha. Isso porque, segundo Ana Paula, a nebulosidade prolongada também pode alongar o ciclo da soja, aumentando a pressão sobre a cultura seguinte.

“Quando o ciclo da soja se alonga, o milho também é prejudicado. É um efeito cascata”, afirma.

Na propriedade de Santos, o milho de segunda safra estava previsto para começar a ser plantado no fim de janeiro. Com a alteração no calendário da soja, o produtor projeta que a operação avance por fevereiro e, em parte das áreas, alcance a primeira quinzena de março.

O produtor teme redução de produtividade com a semeadura mais tardia. No seu caso, o milho tem destino definido: a alimentação de suínos. Por isso, uma eventual quebra também interfere no planejamento da atividade pecuária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário