Com demanda aquecida, complexo soja registra sólidos avanços em 2010

Publicado em 17/12/2010 13:29
O complexo de oleaginosas registrou sólidos ganhos este ano influenciados pela forte demanda global , mesmo com a produção recorde de soja tanto nos Estados Unidos quanto
na América do Sul, principalmente Brasil e Argentina.

Desde o começo do ano, os futuros da soja já avançaram cerca de 23,2%, o farelo de soja 8,8% e, no topo da lista, o óleo de soja subiu 33,1%.

A alta do óleo de soja, juntamente com os outros óleos vegetais, foi estimulada na crescente demanda por alimentos, que aumentou por conta do crescimento da economia, especialmente nos países desenvolvidos.

Além disso, a crescente procura por matéria-prima para a produção de biocombustível. A renovação do subsídio do governo norte-americano à produção de etanol de milho também contribui para um aumento da demanda e, por consequência, dos preços.

Como resultado desse cenário, a projeção é de que os estoques globais de óleo vegetal caiam cerca de 19,1% na temporada 2010/11 em relação ao ciclo anterior. Dessa forma, as reservas registram seus menores níveis desde a safra 2002/2003.

Além disso, o percentual da relação estoque-consumo também está em uma baixa recorde de 6,92%, o menor valor registrado desde 2002/03 de 8,76%.

Com informações da DTN Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário