Soja: Consultores já prevêem queda na produção argetina

Publicado em 22/12/2010 16:24
Com os efeitos do La Niña sendo registrados  por conta da escassez de chuvas e as altas temperaturas, analistas e climatologistas  acreditam que a produção 2010/11 de soja da Argentina ficará seriamente comprometida. A estimativa do Ministério da Agricultura era  de 52 milhões de toneladas, originalmente.

"Se a situação climática não se modificar, a  soja estará em má situação. Primeiro, porque  com essa falta de água será difícil semear a soja de segunda safra. Segundo porque com a  falta de umidade  também foi atrasado o plantio da primeira safra e isso pode  significar importantes perdas de produtividade por hectare", disse Ernesto Ambrosetti, economista do Instituto de Estudios Económicos de la Rural.

"Há pereocupação pela falta de água pois há soja da safra que é plantada após o trigo e que não pode ser semeada por conta da falta de chuvas em várias áreas. O que já está plantado está aguentando, porém, esperamos mais chuvas", analisou César Rebella, do Instituto de Clima del INTA Castelar.

"Estamos entrando em um período crítico, quando os cultivos têm uma necessidade maior de água. Se a falta de chuvas permanecer, poderá haver impacto nos rendimentos e no solo para a soja da safra pós trigo", disse o especialista.

Nem mesmo as poucas chuvas que caíram nos últimos dias em algumas regiões foram capazes
de melhorar o panorama climático no país. Diante deste quadro, a consultoria alemã Oil World reduziu sua estimativa para a safra 10/11 de soja de 52 para algo em torno de 43 a 48 milhões de toneladas.

Entretanto, para Gustavo López, da consultoria Agritrend, "o relatório da Oil World não é razoável. Com esse cenário climático pode haver uma queda importante da colheita, mas acredito que ficaremos perto dos 48 ou 49 milhões de toneladas".

Com informações do La Nacion

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário