Soja: Na safra 11/12, consumo pode superar produção, diz Oil World

Publicado em 14/06/2011 12:07 e atualizado em 15/06/2011 11:21 1242 exibições
Apesar deste recuo de hoje, a tendência de médio e longo é positiva para as oleaginosas. De acordo com um informativo divulgado hoje pela consultoria, os estoques de oleaginosas irão cair na temporada 2011/12 ao passo que o consumo de alimentos, ração e combustível deverá ultrapassar os números da produção. Caso isso se confirme, o mercado pode registrar novas altas.

As reservas globais de 10 oleaginosas, incluindo a soja e a colza, irá recuar 4% para 78,9 milhões de toneladas enquanto o consumo deve aumentar 19% e alcançar as 463,2 milhões de toneladas. A produção mundial dessas 10 oleaginosas, por sua vez, deve ser de 459,2 milhões de toneladas, 11% maior do que a do ano anterior, informa o boletim da Oil World.

Um analista da consultoria disse ainda que os estoques de soja devem ficar em 66,9 milhões de toneladas, com uma baixa de 4,2%. Para a safra mundial 11/12, a estimativa divulgada pelo USDA em seu relatório de oferta e demanda de junho é de 262,79 milhões de toneladas.

"A demanda mundial foi bastante forte nos últimos 12 meses. As forças direcionais apontam para um incremento dessa demanda por alimento na Índia, na China e em demais países emergentes, bem como um aumento na demanda por biocombustívesis, principalmente na América do Sul, América do Norte e Europa", disse a Oil World.

A produção de oleaginosas foi reduzida, segundo as informações da consultoria, por conta da seca em algumas partes da França que afetou os rendimentos das lavouras nessas regiões e do clima frio acima do normal no Canadá e nos Estados Unidos.

Por conta dessa aumento do consumo e redução da produção, os preços da soja aumentaram 50%, parte por conta da demanda por óleos e farelo.

Dependência crescente

O mundo está cada vez mais dependente da produção de soja da América do Sul. Segundo a Oil World, a safra da Argentina deve ter um aumento de 7,7% para 53 milhões de toneladas e a do Brasil deve chegar a 73,5 milhões de toneladas. Os produotores no Paraguai, na Bolívia e no Uruguai colherão cerca de 12,6 milhões de toneladas da oleaginosa.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Felipe Prince Silva Vinhedo - SP

    Bom dia!

    Acho que o número do parágrafo 3 está com a unidade trocada, pois a produção mundial de soja está na faixa de 262 milhões de toneladas.

    Abc

    0