Soja encerra com mais de 10 pts de baixa. Milho e trigo fecham em alta

Publicado em 09/08/2011 16:37 832 exibições
Os futuros da soja voltaram a recuar nesta terça-feira. A oleaginosa fechou o pregão diurno com mais de 10 pontos de baixa na Bolsa de Chicago pressionada, principalmente, pela melhora da condição do clima e das lavouras dos Estados Unidos. O mercado, de acordo com analistas, seguiu reduzindo seus prêmios de risco a medida que a meteorologia mantém sua previsão de melhora para o tempo no país.

Confirmando esse cenário mais favorável para a produção, nesta segunda-feira (8), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou um relatório de acompanhamento de safra reportando um aumento do índice de lavouras em boas ou excelentes condições.

Os números sobre as lavouras de soja norte-americanas em boas ou excelentes condições vinham registrando baixas nas últimas quatro semanas e só agora voltaram a subir e acabaram, portanto, pressionando o mercado.

Milho e trigo - Ao contrário da oleaginosa, o milho e o trigo encerraram a terça-feira com significativas altas. Os traders voltaram a focar a delicada situação da produção do milho nos EUA e também a redução do índice de lavouras em boa forma nos EUA divulgado ontem pelo USDA para as duas commodities.

Paralalamente, analistas acreditam que as fortes baixas dos últimos dias fizeram com que os preços no complexo de grãos em Chicago ficassem mais atraentes para os compradores, trazendo-os de volta ao mercado. O retorno dos consumidores vem confirmar as preocupações ainda presentes com o cenário de estoques apertados e de uma indefinição sobre a safra dos Estados Unidos.

Não foram só os fundamentos que deram suporte aos grãos hoje. A estabilização no cenário financeiro e a calma chegando aos mercados externos estimulou uma recuperação do fôlego entre as commodities agrícolas. Nos últimos dias, a turbulência na economia mundial pressionou severamente as cotações e foi o principal fator de baixa entre as commodities agrícolas já que estimulava a ordem de vendas generalizadas.

Veja como ficaram as cotações no fechamento da Bolsa de Chicago:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário