Em dia de volatilidade, soja fecha em alta. Trigo e milho no misto

Publicado em 12/08/2011 16:20 e atualizado em 12/08/2011 16:50
Sexta-feira de forte volatilidade para o complexo de grãos na Bolsa de Chicago. Depois das fortes altas de ontem em decorrência dos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os mercados do trigo e do milho operaram sem direção definida e fecharam o dia no misto. Já a soja, conseguiu manter seu fôlego e encerrou o dia em alta.

A oleaginosa seguiu encontrando suporte nos dados divulgados pelo departamento norte-americano nesta quinta-feira (11), de redução na estimativa para a produção, produtividade e estoques finais dos EUA.

O mercado voltou seu foco novamente à relação de estoque x consumo depois de sofrer durante seguidos dias com a previsão de clima favorável nas principais regiões produtoras do país e também com a turbluência no mercado financeiro.

O ganhos desta sexta-feira foram limitados, inclusive, pela previsão de tempo bom nos Estados Unidos. O que se espera para a semana seguinte são chuvas mais bem distribuídas e regulares, além de temperaturas mais amenas.

"Com a informação da queda da produtividade e da área plantada de soja no último relatório do USDA os preços devem se manter firmes no mercado externo e como consequência no mercado interno até o final do ano", afirmou o operador de mesa da Terra Futuros, Flávio Oliveira.

Milho - O milho fechou o dia no campo misto, com apenas o vencimento setembro com uma leve queda. Os preços conseguiram leves ganhos quase no final da sessão encontrando suporte nos fundamentos de oferta e demanda.

A previsão é de o cenário em que se encontra o cereal deverá manter as cotações em alta. A demanda segue aquecida e a produção norte-americana deverá amargar uma séria quebra em um ciclo de estoques muito ajustados.

Diante disso, a expectativa é de que os preços permaneçam, segundo analistas, historicamente elevados. Hoje, no entanto, o que se viu foi um movimento de realização de lucros depois de  o milho ter batido no limite de alta no pregão diurno de ontem.

"Nós continuamos vendo o mercado de milho positivamente", disse o analista Sudakshina Unnikrishnan, do Barclays Capital.

Trigo - Ao contrário do milho, o trigo fechou com apenas o primeiro vencimento no azul e os demais em terreno negativo. O grão se contaminou pelo mau desempenho do mercado vizinho, o milho, e acabou perdendo o ritmo depois de trabalhar quase toda a sessão em alta.

Veja como ficaram as cotações no fechamento da Bolsa de Chicago:

>> SOJA

>> MILHO

>> TRIGO

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário