Soja opera com forte volatilidade em Chicago. Milho e trigo trabalham no vermelho

Publicado em 30/08/2011 09:43 e atualizado em 30/08/2011 13:25

Depois iniciar o pregão desta terça-feira em Chicago no vermelho a soja apresenta leve reação e opera no misto. Às 13h12 (horário de Brasília) a oleaginosa operava com 1 ponto de alta no vencimento setembro/11, após registrar alta de dois dígitos na primeira meia hora de pregão. Milho e trigo operavam com 7 e 10 pontos, respectivamente, nos principais vencimentos. Ontem, as valorizações da soja atingiram o preço mais alto desde fevereiro deste ano, chegando aos 23 pontos de alta em contratos como setembro e novembro 2011. Apesar das perdas, o milho segue para 11ª semana de altas.

A volatilidade da soja se explica com as especulações sobre a produção americana. Ontem, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou números sobre mais uma redução no somatório das lavouras em condições boas/excelentes. Números recentes divulgados pela Pro Farmer também apontam redução na produção e produtividade  de grãos no país americano.

Os preços dos grãos desta segunda-feira se apoiam nas más condições climáticas nos EUA. O Cinturão de Produção do país sofre com a seca, que atrapalha o rendimento das plantas. As chuvas, que atingiram Estados como Iowa, Nebraska, Dakota do Sul, Minnesota e Illinois foram muito concentradas e insuficientes para trazer alivio a produção norte-americana.

De acordo com o Instituto Freese-Notis Weather o volume de chuvas para o Cinturão é 80% menor do que o esperado.Com previsão de chuvas abaixo do normal, a estiagem deve ainda persistir e agravar a situação das lavouras.

"O temor é por conta de os estoques estarem se esvaindo muito antes das necessidades da demanda. O calor opressivo prejudicou as lavouras em julho e agora a estiagem está reduzindo drasticamente a produtividade", disse o presidente da U.S. Commodities, Don Roose.

Segundo Vinicius Ito, da New Edge Consultoria, o mercado está muito comprado e é preciso acompanhá-lo, pois os fundamentos estão se sustentando mais na redução da oferta, do que no aumento da demanda.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário