Soja realiza lucros e opera com queda de 10 pontos na CBOT

Publicado em 01/09/2011 12:11
Após as altas registradas nos últimos dias a soja realizou lucros na sessão noturna e abriu a diurna em Chicago também em queda. Às 11h53 (horário de Brasília), a oleaginosa caia 10 pontos no vencimento setembro/11. Milho e trigo também apresentavam quedas de 7 e 19 pontos, respectivamente, nos principais contratos futuros. De acordo com analistas, além de reembolsar os ganhos dos últimos dias, muitos investidores aumentam a aversão ao risco e preferem sair do mercado devido ao feriado do Dia do Trabalho americano, que acontece na próxima segunda-feira, dia 5.

Sem novidades fundamentais, o complexo de grãos perde força nesta quinta-feira. A maior preocupação é quanto ao clima no meio-oeste americano. Dados recentes do relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e do Pro Farmer apontam quedas na produção de grãos nos EUA, aumentando a pressão sobre os estoques globais. No entanto, para alguns analistas esse quadro ainda pode sofrer alterações, pois, as chuvas, ainda podem sinalizar uma recuperação das vagens.

Hoje, o USDA divulgou ainda seu relatório semanal de registros de exportação com números dentro da expectativa inicial (200 a 750 mil toneladas). De acordo com o documento, na semana encerrada no último dia 25, os EUA venderam 593,8 mil toneladas da safra 2011/12. 

Durante o mês de agosto, os fundamentos climáticos sustentaram os preços dos grãos. A soja, por exemplo, teve nas últimas semanas a maior alta em seus preços desde 2008 e ontem o vencimento novembro/11 fechou com a maior alta do ano. De acordo com o analista de mercado Pedro Dejneka, a expectativa é de que os preços se estabilizem nos próximos dias através do reembolso dos lucros. Ainda assim, eles devem permanecer elevados e o produtor deve aproveitar a oportunidade para travar seu custo de produção.

Demanda - Os futuros do milho recuam nesta quinta-feira também por conta de especulações de que a demanda pelo grão norte-americano possa registrar um desaquecimento por conta de os preços terem alcançado seus maiores patamares deste ano em agosto. Com isso, o cereal pode acabar tornando-se menos competitivo do que as exportações de outros países.

As exportações norte-americanas de milho e trigo, provavelmente, caíram na semana encerrada no último dia 25 de agosto em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com uma pesquisa da agência Bloomberg News.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário