Após pregão regular volátil, soja encerra com leves ganhos em Chicago

Publicado em 26/09/2011 16:40 e atualizado em 26/09/2011 17:33
Os futuros da soja fecharam o pregão regular desta segunda-feira em Chicago com leves altas, ganhando até 2 pontos nos principais vencimentos, após operar durante todo o pregão com forte volatilidade. A oleaginosa abriu a sessão com queda de dois dígitos e já na primeira hora de operação mudava para o azul da tabela.

Hoje, os preços da soja operaram sob a expectativa de um plano anticrise para Grécia, que segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional) reduziria em 50% a dívida do país. Além das especulações no cenário macroeconômico, as cotações da oleaginosa estiveram sob pressão do relatório de exportações do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) divulgado hoje que trouxe números abaixo das expectativas do mercado (244,90 a 353,8 mil toneladas), com 201,90 mil toneladas embarcadas do grão. De acordo com analistas, os preços também foram influenciados por um mercado muito vendido, com preços mais atrativos para os investidores. 

Já o milho, operou durante toda a sessão em alta e encerrou com mais de 9 pontos de ganhos. As variações positivas foram puxadas pela expectativa de um reaquecimento da demanda mundial, diante de especulações quanto a estoques baixos nos EUA e compras do grão norteamericano pela China.

O trigo fechou com 8 pontos de alta com expectativa de aumento da demanda pelo cereal dos EUA diante do clima seco que atinge importantes produtores mundiais, como Ucrânia, Austrália e Argentina.

Apesar das incertezas quanto ao futuro da economia mundial, os mercados financeiros operaram com maior tranquilidade nesta segunda-feira, com as principais Bolsas de Valores em alta.

Relatório de exportações do USDA
Milho
As inspeções de exportação de milho dos Estados Unidos chegaram a 870,8 mil toneladas na semana encerrada no dia 22 de setembro. Na semana anterior o volume foi de 619,5 mil toneladas. O número ficou acima das expectativas do mercado de 660,40 a 812,80 mil toneladas.

Trigo
Para o trigo, os embarques totalizaram 588 mil toneladas, volume dentro das expectativas do mercado que apontavam para um total entre 489 a 734 mil toneladas. Na semana anterior, o volume atingiu 927,4 mil toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário