Soja opera com baixas de dois dígitos diante de turbulência na economia

Publicado em 28/09/2011 10:25 e atualizado em 28/09/2011 11:58 1081 exibições
Depois de fecharem o pregão noturno da Bolsa de Chicago desta quarta-feira no vermelho, os grãos ampliaram suas perdas e operam com expressiva baixa na sessão diurna.Por volta das 11h51 (horário de Brasília), a soja já recuava mais de 15 pontos nos principais vencimentos. O milho perdia mais de 7 pontos e o trigo quase 10.

Ainda sem seguir os fundamentos, o mercado volta a focar as preocupações e indefinições sobre a Europa e a nova crise mundial que assombra o cenário macroeconômico mundial. Nos EUA, o setor financeiro opera sem direção, com leve alta do índice Dow Jones e e tímido recuo do S&P500. O dólar index registra uma certa volatilidade, trabalhando em baixa mas ensaiando uma recuperação.

Porém, algumas expectativas sobre o relatório trimestral de estoques que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga nesta sexta-feira também contribuíram com o movimento de baixa.

A aposta dos traders é de que o órgão reporte um volume entre 5,5 e 6,5 milhões de toneladas de soja estocadas no fim da temporada 2010/11. No último boletim de oferta e demanda, o USDA apontou 6,1 milhões de toneladas da oleaginosa. Para o milho, o mercado espera estoques também maiores do que os da última projeção.

Além desses fatores, a colheita nos Estados Unidos também caminha bem no Meio-Oeste, principal região produtora do país, e atua como fator de pressão para os preços. A expectativa ainda é de que os trabalhos no campo sigam avançando na próxima semana por conta das boas condições do clima.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário