Desaceleração na China é sinal de mudanças no mercado para 2012
Segundo Muraro, os dados divulgados nesta semana do menor índice de crescimento da China dos últimos dois anos já apontam uma desaceleração na demanda do país asiático. De janeiro a setembro deste ano, a China comprou 12 milhões de toneladas de soja dos EUA. No mesmo período do ano passado, as importações de oleaginosa do país eram da ordem de 14 milhões/toneladas.
Para o analista, a desaceleração na economia chinesa é reflexo do cenário macroeconômico. Atualmente, a China é a principal exportadora de produtos manufaturados como eletrônicos, roupas e tênis para EUA e Europa, países cenários dos problemas econômicos mundiais. “É um desequilíbrio macro que pode afetar o mercado em 2012”, garante o analista.
No entanto, Muraro afirma que preços ainda são bons para o produtor de soja brasileiro e que ele deve estar atento ao mercado, realizando a comercialização antecipada de seu produto e buscando informações sobre as commodities que hoje em dia são mais financeiras que agrícolas.
0 comentário
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA
Milho despenca com dados do USDA e soja divide atenções entre Chicago e o clima brasileiro