Soja: Com financeiro negativo e USDA baixista, mercado fecha o dia com forte queda

Publicado em 09/11/2011 18:10
Dia negativo para os grãos negociados na Bolsa de Chicago. A soja encerrou a quarta-feira com quase 20 pontos de baixa, com praticamente todos os vencimentos mais próximos perdendo o patamar dos US$ 12 por bushel. O milho também fechou no vermelho e o trigo também registrou baixas de dois dígitos. 

Para as três commodities, bem como para as demais, não só agrícolas, o mau desempenho do mercado financeiro pesou bastante sobre as negociações, pesando sobre os preços na sessão de hoje. Na Europa, as principais bolsas de valores fecharam em queda, bem como a Bovespa. A Bolsa de Valores de São Paulo fechou o dia em queda de 2,50%

A situação do cenário macroeconômico ainda é muito preocupante. Depois da Grécia, o foco se voltou para a Itália e a crise da dívida do país, que já se mostra insustentável. Nem mesmo o anúncio da renúncia do primeiro Sílvio Berlusconi trouxe um novo ânimo ao mercado.

Toda essa conjuntura estimula os investidores a deixarem o mercado de commodities, direcionando suas atenções a ativos mais seguros. Com isso, essa venda generalizada dos fundos acaba favorecendo o quadro negativo para os grãos nesta quarta-feira. 

Paralelamente ao tom pessimista do mercado financeiro, os números divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) para a soja também pressionaram as cotações. O departamento reportou um aumento na estimativa para os estoques finais norte-americanos da safra 2011/12, que ficaram acima das expectativas dos traders, o que acabou completando o cenário de queda para o mercado da oleaginosa. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário