Chicago: Investidores realizam lucros e soja fecha no vermelho

Publicado em 16/11/2011 17:34
A ausência de novidades altistas fez com que a queda observada nos preços da soja durante o pregão noturno de hoje fosse intensificada durante a sessão regular desta quarta-feira na Bolsa de Chicago. A oleaginosa encerrou o pregão com perdas de 12 pontos nos principais vencimentos, devolvendo assim as altas de dois dígitos realizadas ontem, após o retorno da China às compras nos EUA.

Hoje, o mercado voltou a focar no cenário macroeconômico pessimista e incerto. Segundo o analista de mercado da Agrosecurity Consultoria, Fernando Pimentel, atualmente qualquer ganho é realizado em curto prazo, devido à alta volatilidade do mercado financeiro. “A soja pode continuar em queda principalmente se houver valorização do dólar em relação a outras moedas.” No entanto, o analista garante que este movimento não deve ser forte e que os preços da oleaginosa devem operar na casa dos US$12 por bushel.

As preocupações quanto a uma possível recessão na economia europeia ganharam fôlego hoje devido a especulações de que o quarto trimestre seja negativo para todos os países do bloco europeu. De acordo com Pimentel, o quadro econômico no Velho Continente não é tão ruim desde a Segunda Guerra Mundial.

Segundo informações do analista de mercado Vinicius Ito, este ano o desempenho da soja está negativo em 15,5% assim como de outras commodities, como o cobre, que subia e agora também opera em queda.

Trigo e Milho

O trigo e o milho também realizaram lucros dos ganhos dessa última terça-feira com investidores liquidando posições. O trigo encerrou a sessão com queda superior aos 15 pontos no contrato dezembro/2011 pressionado pela fraca demanda nos EUA pelas perdas dos contratos vizinhos.

Para o milho as quedas foram menores com o cereal recuando até 4 pontos nos vencimentos mais importantes. No entanto, o grão também sentiu o impacto das baixas do contrato vizinho, a soja, além de ser pressionado pela venda de milho da Ucrânia para o Japão. Segundo analistas, a venda reforça a ideia de que os preços praticados nos EUA estão acima do mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário