Soja recua na CBOT diante de mercado financeiro turbulento

Publicado em 25/11/2011 12:30 e atualizado em 25/11/2011 13:04 1230 exibições
Os futuros da soja, do milho e do trigo voltaram a registrar fortes perdas na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira. Depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, que foi comemorado nesta quinta-feira (24), dia em que os mercados não funcionaram, as cotações seguem refletindo a tensão do cenário financeiro mundial e fecharam a sessão noturna com expressiva queda.

A situação na Europa está se agravando e o sentimento dos investidores é de que os líderes de importantes economias, como Alemanha, França e Itália, estão fracassando na busca por soluções de contenção de crise.

O quadro, portanto, acaba impulsionando o aumento da aversão aos risco por parte dos traders, que seguem sua liquidação geral de posições, resultando nas fortes baixas vistas nas últimas semanas. No pregão noturno de hoje, os contratos mais próximos encerraram com mais de 14 pontos de baixa. O vencimento janeiro/12 fechou a US$ 11,08 por bushel, perdendo 14,25 pontos, próxima de perder o patamar dos US$ 11.

Paralelamente, a alta do dólar index também pesa sobre os preços, uma vez que  prejudica a demanda pelos produtos norte-americanos, pois torna-os mais caros para os compradores.

Já na sessão diurna, porém, os preços devolveram parte das perdas e, no início dos negócios, por volta das 14h (horário de Brasília), a oleaginosa perdia pouco mais de 9 pontos em seus pincipais vencimentos. O milho já havia passado para o terreno positivo e o trigo operava em campo misto. O movimento de pouca oscilação, com preços próximos da estabilidade é típico da sexta-feira, ainda mais que nesta sexta-feira o pregão deverá ser encerrado às 16h (de Brasília) ainda por conta do feriado de ontem.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário