Grãos se apoiam no financeiro positivo e operam em alta nesta quarta-feira

Publicado em 30/11/2011 13:08 391 exibições
O mercado de grãos opera em alta nesta quarta-feira na Bolsa de Chicago. Depois de fechar o pregão noturno com leves ganhos, a soja, o milho e o trigo abriram a sessão regular refletindo o dia positivo do mercado financeiro.

Por volta das 13h50 (horário de Brasília), os contratos mais próximos da oleaginosa somavam quase 20 pontos de alta. O milho subia pouco  mais de 7 pontos e o trigo quase 10 nos principais vencimentos.

O que se vê no cenário macroeconômico é um dia de boas notícias vindas do financeiro, impulsionando uma alta das principais bolsas de valores mundiais bem como a baixa do dólar, fatores que impulsionam o avanço das commodities.

A baixa da moeda norte-americana em relação a outras moedas internacionais acaba aumentando a competitividade norte-americana no cenário exportador, já que faz com que os produtos dos EUA tornem-se mais atrativos para os importadores e investidores.

Além disso, com um dia menos turbulento na economia global, a aversão ao risco começa a ser reduzida e os traders passam a empregar, novamente, seu investimentos em ativos de maior risco. Portanto, após dias promovendo a forte baixa dos grãos negociados na CBOT, hoje o tom positivo dá suporte às commodities agrícolas no mercado internacional.

O que animou o mercado financeiro nesta quarta-feira foram as informações da redução do compulsório bancário por parte do Banco Central da China em 0,5 ponto percentual e também o anúncio de uma ação coordenada entre diversos bancos centrais do mundo.

O objetivo desse encontro é o de ampliar a capacidade das instituições de fornecer liquidez para o sistema financeiro global. Estão reunidas autoridades monetárias do Canadá, Inglaterra, Japão e Suíça, além de representantes do Federal Reserve, dos EUA, e do Banco Central Europeu.

Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário