Soja: Com dólar em queda, mercado avança na Bolsa de Chicago

Publicado em 02/12/2011 13:02
O tom positivo que continua trazendo ânimo ao mercado financeiro deu ao aos grãos mais um dia de leves altas na Bolsa de Chicago. Nesta sexta-feira, os preços da soja e do trigo fecharam o pregão noturno em alta e estenderam o avanço para a abertura da sessão regular. Já o milho operava no vermelho no início da sessão. Nos primeiros momentos da sessão, por volta das 14h (horário de Brasília)  a oleaginosa já registrava mais de 10 pontos de alta.

Sem novidades entre os fundamentos, as cotações seguem o desempenho dos mercados externos, como as bolsas de valores, o petróleo e as commodities metálicas. Paralelamente, o dólar em baixa em relação a outras moedas  também impulsiona a alta dos preços, uma vez que aumenta a competitividade dos produtos agrícolas dos Estados Unidos.

Porém, apesar das altas vistas nos últimos dias, o mercado ainda se mostra bastanta cauteloso, operando com altas limitadas. Como já disseram analista, as medidas apresentadas para a contenção da crise financeira mundial não são ainda definitivas e tampouco concretas o suficiente para trazer resultados imediatos. Trata-se de um alívio de curto prazo, por isso, a atenção deve continuar.

Demanda - Apesar de sinais de que a China estaria comprando volumes menores do que em períodos anteriores, o analista de mercado Steve Cachia, da corretora Cerealpar, afirma que a demanda continua aquecida, com a nação asiática continuando a comprar.

"O quadro fundamental continua altista, com a demanda se mantendo aquecida e os Estados Unidos sem o todo o produto disponível para atender a essa procura pela oleaginosa", explicou.

Em uma visita a Cingapura, em setembro, Cachia esteve em contato com representantes do governo chinês, que reafirmaram a necessidade do país de exportar um volume recorde de soja no ano que vem, fato que também dá suporte aos preços.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário