Grãos: Em Chicago, mercado foca financeiro e dados do USDA

Publicado em 05/12/2011 12:20 e atualizado em 05/12/2011 14:37
A semana começou positiva para o mercado de grãos na Bolsa de Chicago. Nesta segunda-feira, os futuros da soja e do milho fecharam o pregão noturno com leves altas e o preços do trigo encerraram em terreno misto. Na sessão regular, a soja seguiu subindo - nesse caso com altas bem menores - já o milho passou para o lado negativo e o trigo ampliou suas perdas.

As cotações seguem refletindo a tendência de otimismo que chegou ao mercado financeiro nos últimos dias da semana passada. O foco do mercado agora é a busca de autoridades monetárias, principalmente da Europa, por soluções para a crise financeira que se instalou na Zona do Euro e que já pode se espalhar para outras economias. O que vem sido apresentado são novos pacotes de austeridade e medidas que possam impulsionar o crescimento da economia.

Essa semana deverá ser marcada por reuniões entre líderes de importantes governos e termina com a reunião de cúpula da União Europeia na próxima sexta-feira (9), que acontece em Bruxelas. Enquanto isso, a cautela e a aversão ao risco permanecem, pois, como já se sabe, ainda não são resultados definitivos.

Porém, mesmo assim, as bolsas de valores ao redor do mundo operam em alta, o dólar recua e o cenário traz suporte às commodities agrícolas. Diante da baixa da moeda norte-americana, os preços dos produtos negociados tornam-se mais atrativos para os investidores, que se voltam novamente aos mercados dos EUA.

USDA - Além do cenário econômico, os grãos também focam essa semana as expectativas para o relatório mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga também nesta sexta-feira (9).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário