Baixa nos preços do açúcar podem estimular maior produção de etanol no Brasil, diz Rabobank

Publicado em 23/02/2012 15:12
O Rabobank divulgou, nesta quinta-feira (23), sua previsão de preços para o açúcar no mercado internacional. Para o banco, as cotações devem ficar entre 20 e 21 cents de dólar na média da safra 2011/12 e, segundo o analista de açúcar e etanol, refletem o aumento da oferta vinda do Hemisfério Norte, principalmente na Rússia e na Índia. 

Já para o etanol, a projeção é de preços sustentados, já que essa baixa no açúcar poderia mudar o mix de produção. "São preços que desencorajam novos investimentos no setor sucroalcooleiro, mas eles não estão abaixo do custo de produção para os grupos mais eficientes", disse o analista de açúcar e etanol do Rabobank, Andy Duff. 

O executivo completou dizendo que o Rabobank ainda não tem definido como será o mix de produção da próxima safra. "Nos últimos anos, o alto preço do açúcar fez com que a safra fosse mais açúcareira, mas agora o cenário não está claro". 

Brasil - Os primeiros números estimam a safra 2012/13 do Centro Sul brasileiro em 522 milhões de toneladas, enquanto as previsões dos analistas variam entre 500 milhões de 560 milhões de toneladas. 

Porém, Duff alerta para o fato de que nesta previsão ainda não foram considerados possíveis adversidades climáticas que podem acontecer durante a safra e provocar perdas, como aconteceu no ano passado. 

No entanto, o analista do Rabobank diz ainda que a safra brasileira ainda enfrenta muitas incertezas, explicando que a produtividade está comprometida diante da idade do canavial estar acima do ideal.  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário