Canavieiros reivindicam a consolidação de área secular de cultivo

Publicado em 27/04/2012 09:19
Cerca de 21 mil produtores de cana de açúcar do Nordeste, representados pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e suas associações estaduais na região, destacam o avanço da legislação ambiental, através da aprovação do texto-base do novo Código Florestal nesta quarta-feira (25), na Câmara dos Deputados. Entretanto, pontuam que a busca para encontrar uma legislação que associa o direito ambiental à descriminalização da agricultura, penaliza ainda algumas culturas agrícolas em localidades específicas do país, a exemplo da cana de açúcar no Nordeste, que secularmente é cultivada na região.
 
Na avaliação dos produtores, o maior erro na aprovação do texto-base foi a negativa do presidente da Casa, o deputado Marcos Maia (PT-RS), com relação à proposta do relator de retirar os percentuais de recomposição mínimos de vegetação nativa nas margens de cursos d’água com até 10 metros. Segundo a avaliação do presidente da Unida, Alexandre Andrade Lima, esse foi um grande erro, pois o relator, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG), queria deixar a regulamentação para posterior, a cargo da União e dos estados, por considerar que o Brasil é um país continental, e como tal, apresenta diferenças ambientais, socioeconômicas e históricas. “Seria mais coerente avaliar essas características depois”, afirma.
 
“Piau desejava evitar a padronização uniforme de uma faixa mínima de recomposição da vegetação às margens dos rios, uma vez que as particularidades de cada localidade e biomas deveriam ser observadas posteriormente pela União com os estados”, defende Andrade Lima. O dirigente diz que a ação evitaria incoerências como as que começam a aparecer. “O cultivo de cana no nordeste remonta ao Brasil Colônia, sem falar que a plantação de cana era permitida nestas áreas em legislação anterior, que, agora, será proibida pela nova”, fala. Ele questiona a constitucionalidade da medida, uma vez que a legislação não pode retroagir para prejudicar o cidadão, abalando o direito jurídico perfeito. O dirigente complementa dizendo que não vai desistir de lutar pela consolidação dessas áreas, inclusive, já estuda maneiras de propor ação de inconstitucionalidade da legislação.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Unida

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário