Cana-de-Açúcar: Chuvas excessivas atrasam colheita em SP

Publicado em 20/06/2012 16:05
As chuvas têm atrasado a colheita de cana-de-açúcar em São Paulo, estado que responde por mais de 60% da safra nacional. Segundo informações do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, desde o começo de maio, as usinas ficaram o dobro de dias paradas em relação ao mesmo período do ano passado. 

Este ano, os canaviais sofreram primeiro com a seca, que no início de 2012 retardou o desenvolvimento das plantas e agora, as chuvas excessivas atrapalham o bom andamento da colheita. 

A UNICA (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar) já informou que as usinas da região já moeram, desde o início da safra, 70 milhões de toneladas de cana, um volume 30% menor do que o processado no mesmo período do ano passado.

Este cenário acaba implicando em uma menor quantidade de açúcar exportado. Sem cana para moer, menos açúcar para exportar. De janeiro a maio, segundo dados do Ministério da Agricultura, os embarques foram reduzidos em 15% se comparados ao mesmo período de 2011. O que contribui para os exportadores é a alta que vem sendo registrada pelo dólar. 

Outro fator que contribuiu para o recuo das vendas externas é a maior participação no mercado da Tailândia, importante produtor mundial. Só no primeiro trimestre deste ano, os tailandeses exportaram 70% a mais do que no ano passado. 

Com informações do Globo Rural.  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário