Cana-de-Açúcar: Chuvas excessivas atrasam colheita em SP

Publicado em 20/06/2012 16:05 574 exibições
As chuvas têm atrasado a colheita de cana-de-açúcar em São Paulo, estado que responde por mais de 60% da safra nacional. Segundo informações do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira, desde o começo de maio, as usinas ficaram o dobro de dias paradas em relação ao mesmo período do ano passado. 

Este ano, os canaviais sofreram primeiro com a seca, que no início de 2012 retardou o desenvolvimento das plantas e agora, as chuvas excessivas atrapalham o bom andamento da colheita. 

A UNICA (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar) já informou que as usinas da região já moeram, desde o início da safra, 70 milhões de toneladas de cana, um volume 30% menor do que o processado no mesmo período do ano passado.

Este cenário acaba implicando em uma menor quantidade de açúcar exportado. Sem cana para moer, menos açúcar para exportar. De janeiro a maio, segundo dados do Ministério da Agricultura, os embarques foram reduzidos em 15% se comparados ao mesmo período de 2011. O que contribui para os exportadores é a alta que vem sendo registrada pelo dólar. 

Outro fator que contribuiu para o recuo das vendas externas é a maior participação no mercado da Tailândia, importante produtor mundial. Só no primeiro trimestre deste ano, os tailandeses exportaram 70% a mais do que no ano passado. 

Com informações do Globo Rural.  
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário