Criada comissão especial para discutir zoneamento da cana-de-açúcar
Publicado em 20/03/2013 11:40
O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, acolheu proposta dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e criou a comissão especial para discutir a implantação do zoneamento agrícola da cana-de-açúcar em todo o Brasil. Os integrantes da FPA argumentam que o país não consegue suprir o seu mercado de biocombustíveis, lançando mão de importação em decorrência da carência de investimentos e redução da oferta do produto no mercado nacional.
Vale lembrar que o PL 6077/09, que estabelece diretrizes para o zoneamento agroecológico nacional da cana-de-açúcar, e o Decreto 6.961/09 restringem a expansão do plantio de cana nos biomas Amazônia e Pantanal, e na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, além de outras áreas. Tempos atrás, foram discutidas na Comissão da Agricultura as restrições à produção sucroalcoleira, quando os produtores criticaram o vigente decreto de Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar. A resolução 3.813/09 do Conselho Monetário Nacional (CMN) proíbe a concessão de crédito rural para a produção canavieira nessas áreas.
O deputado Nilson Leitão, membro da FPA, diz que é preciso negociar com o governo a revisão do decreto e da resolução do CMN. “Esse debate tem que ocorrer urgentemente para o bem do Brasil, que hoje está importando etanol dos Estados Unidos. Nós queremos o plantio de cana em áreas consolidadas de segundo plantio: se o produtor não quiser mais criar boi e quiser plantar cana, então, ele planta cana naquela área que já está aberta. O que não aceitamos é esse veto, que não tem nenhum cunho ambiental”.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Frente Parl. da Agropecuária
0 comentário

UE prevê corte acentuado nas importações de açúcar ucraniano após queda de preços, dizem fontes

Demanda incerta por açúcar faz com que cotações mantenham valor abaixo de 20 cents em NY

Preços do açúcar voltam a cair e têm baixa de até 1,5% na Bolsa de Nova Iorque

Rubi S.A. projeta expansão significativa para 2025

Mercado do açúcar inicia 4ª feira (19) em leve queda, mas testa os 20 cents em NY

Ganhos do açúcar perdem força com informações sobre queda de demanda na China