Mercado de açúcar terá excedente por quarto ano consecutivo

Publicado em 05/07/2013 12:01

Segundo projeção do banco holandês Rabobank, o mercado de açúcar deve ter um excedente global no ano-safra internacional 2013/14. O excedente, de 3,7 milhões de toneladas, representa o quarto ano consecutivo de superávit do produto.

O número divulgado é inferior à projeção anterior do banco, que estimava um volume de 12 milhões de toneladas para o ciclo atual.

O Rabobank apontou que a moagem de cana no centro-sul do país deve chegar a 585 milhões de toneladas, 10% a mais do que no ciclo anterior. Este número é próximo à estimativa da Unica, que divulgou uma expectativa de 590 milhões de toneladas de abril a dezembro, o ciclo 2013/14 da região.

Este excedente deve pesar sobre os preços do mercado internacional, pois os estoques serão maiores, mesmo com uma estimativa de queda na produção em linha com o nível de consumo.

No entanto, a Unica aponta também que as chuvas recentes interromperam a moagem no centro-sul, o que poderá afetar a produção. A Somar Meterologia, por sua vez, aponta possibilidade de recuperação destes atrasos devido a um clima seco mais favorável à produção.

Utilização da cana

46% da cana moída nesta temporada deve ser utilizada para a produção de açúcar e, o restante, para o etanol. No ciclo anterior, a quantidade destinada para o açúcar era de 50%. Este aumento na quantidade destinada ao etanol deve-se a uma crescente demanda doméstica e também aos estímulos destinados ao setor, como desoneração fiscal e linhas de crédito para produção e estocagem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário