Após geadas no Brasil, danos nas lavouras de cana podem elevar preços do açúcar

Publicado em 02/08/2013 13:00

Na última semana, as geadas no Brasil prejudicaram as lavouras de cana-de-açúcar, deixando dúvidas sobre uma produção de 65 milhões de toneladas e elevando as perspectivas para os preços do açúcar. Porém, o aumento não foi tão grande dada à extensão do excedente mundial para o produto. 

 Na última quarta-feira (31), a Datagro afirmou que cerca de 18% da safra de cana foi danificada pelas geadas, principalmente no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

“Enquanto ainda não se tem uma avaliação completa dos prejuízos, já é evidente que a geada, além de reduzir a moagem de cana nesta temporada, também vai deter a produção em 2014/15, uma vez que plantas jovens foram danificadas e terão que ser replantadas”, diz a consultoria.

"Se o dano é realmente grave como se temia, podemos esperar uma produção inferior para esta safra e para a próxima", afirma o corretor da ‘Phillip Futures’, Joyce Liu.

Comentaristas já se aparam nas expectativas de que a região centro-sul do Brasil terá uma colheita de cana menor nesta temporada, com os rumores persistentes de que a Única irá reduzir a sua previsão de uma safra de 589,6 milhões de toneladas.

No entanto, os preços do açúcar, que alcançaram os 17,00 centavos de dólar por libra-peso pela primeira vez em um mês, recuaram na última quinta-feira (1), em meio a dúvidas sobre a redução na do poder de compra do mercado frente a um terceiro excedente consecutivo na produção mundial em 2013/14.

O Commerzbank observou que, após as geadas, menos açúcar deverá ser produzido, especialmente porque há um incentivo para as usinas de açúcar produzirem mais etanol. No entanto, tendo em vista o excedente ainda significativo de abastecimento global, o potencial de crescimento para os preços do açúcar é limitado.

A ‘Sucden Financial’ diz que ainda é cedo para o otimismo sobre os preços do açúcar baseados nesses relatórios iniciais dos prejuízos provocados pela geada: "Pode ser o caso de que a faixa de mercado mude agora em até meio centavo e fique entre 17,50 e 16,50 centavos de dólar por libra-peso, ao invés de 17,00 a 16,00 centavos de dólar por libra-peso”

No entanto, ambos os comentadores reconhecem o potencial de movimentos de preços incomuns por parte dos fundos, que podem cobrir algumas de suas apostas significativas na queda dos preços.

Com informações do site Agrimoney. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário