Cuba: Safra de açúcar encontra problemas com indústrias e clima

Publicado em 16/01/2014 12:29

A safra 2013/14 de açúcar cubana encontra problemas devido a chuvas e também ao tempo perdido na indústria, que precisa elevar os níveis de moagem, informou nesta quarta-feira o Grupo Açúcareiro Azcuba. O tempo perdido faz com que a moagem esteja 5% abaixo do planejado, enquanto a umidade afeta territórios do centro e do ocidente de Cuba.

"Ainda que a produção de açúcar acumulada na safra supera 9% a de similar etapa da safra anterior, é necessário eliminar os atrasos na moagem, a fim de cumprir a meta proposta para toda a campanha", alertou o grupo empresarial.

A atual safra começou em novembro e, das 49 fábricas previstas, apenas 41 estão moendo. A Azcuba espera que esta seja "a maior safra da última década" e espera aumentar em 18% a produção açucareira da ilha, chegando a 1,8 milhões de toneladas.

A produção açucareira, principal atividade da economia cubana desde 1990, entrou em crise depois do fim da União Soviética, em 1991, principal mercado e suministrador e tecnologia e insumos. No passado, a produção de Cuba chegava a 8,2 milhões de toneladas, enquanto nos dias de hoje a média é de 1,2 milhões de toneladas.

Em 2008, a indústria cubana iniciou um processo de modernização, cinco anos depois de reduzir em 60% o número de fábricas e as enormes extensões de terra dedicadas ao cultivo.

A safra 2012/13 ficou 11% abaixo do previsto. 192.000 toneladas de açúcar não foram produzidas devido à baixa moagem de cana, problemas na eficiência industrial e o impacto do furacão Sandy.

Com informações do America Economia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário