Volume total de moagem de cana deve atingir 556 milhões, diz DATAGRO

Publicado em 05/09/2014 14:12

Na Região Centro-Sul, a moagem de cana-de-açúcar para safra 2014/15 deve atingir 556 milhões de toneladas, cerca de 6,8% menorem relação à de 2013/14, conforme divulgou hoje, o presidente da DATAGRO Consultoria Agrícola, Plínio Nastari.

A safra de cana no Brasil deverá atingir 612 milhões de toneladas. No acumulado, a DATAGRO informa que a região Centro-Sul do país deverá produzir 32,87 milhões de toneladasde açúcar, com queda de 3,7% comparado a safra passada. Já o etanol chegará a 24,02 bilhões de litros, redução de 6,7% com relação a safra anterior.

Para Plínio Nastari, essa safra é heterogenia. Sendo assim, diferentes regiões produtoras do Centro-Sul sofremimpactos diversos na produção. O déficit também será recorrente as condições climáticas, como, por exemplo, a estiagem. “A taxa de renovação dos canaviais no Centro-Sul está abaixo do ideal em virtude das variações climáticas e do solo pouco favoráveis”, explica o presidente.

Mercado Internacional

Para a safra 14/15, a DATAGRO apontou que as exportações de açúcar irão ter uma queda de 6,4%, chegando a 23,5 milhões de toneladas.“A redução no mercado externo se deve, principalmente, aos elevados estoques mundiais do produto”, explica Plinio Nastari, sobre a diminuição das negociações e vendasinternacionais. Entretanto, a comercialização externa do álcoolatingirá1,35bilhões de litros.

Etanol

A produção de etanol pode voltar a ter destaque nesta safra. Devido à defasagem da gasolina em 14,09% em relação aos valores no mercado internacional,o etanol ganhou competividade, segundo a DATAGRO. O valor do biocombustível de cana é de U$2,22, enquanto a gasolina chega a U$2,82 por galão.

Já o aumento do consumo de hidratado em 21%favorece o setor. Em média, de janeiro a julho, 35% da frota de veículos flex têm sido abastecidas com o biocombustível, conforme aponta relatórios da consultoria.

Durante a coletiva de imprensa, Plínio Nastari também destacou que a produção de etanol anidro será maior nesta safa.  Para tanto, apesar da produção de cana ainda ser instável, deve haver perspectivas positivas. “A recuperação do setor poderá vir do etanol”, conclui o presidente da Consultoria.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Datagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário