Etanol no Brasil ajuda Ebitda da Raízen Energia em 18/19, diz Cosan

Publicado em 11/05/2018 12:07

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A Cosan manteve a perspectiva de geração de caixa pela Raízen Energia na safra 2018/19 em razão do cenário favorável ao etanol no Brasil, compensando os baixos preços internacionais do açúcar e a menor moagem prevista pelo grupo sucroenergético, disse um executivo da empresa nesta sexta-feira.

De qualquer forma, caso se confirme a previsão, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ficaria inferior aos 4,09 bilhões de reais de 2017/2018.

Na véspera, a Cosan revisou o guidance da Raízen Energia para a atual temporada, estimando um processamento de cana até 1 milhão de toneladas menor, em no máximo 66 milhões de toneladas, pela maior empresa global do setor sucroalcooleiro.

Mas a projeção para fabricação de açúcar e etanol não foi alterada, nem o Ebitda da Raízen Energia, mantido entre 3,4 bilhões e 3,8 bilhões de reais no ciclo iniciado em abril.

"Seguimos confiantes com o cenário de Ebitda, mesmo com o cenário de baixos preços do açúcar, que devem ser compensados com o etanol e com eficiência operacional", disse o gerente-executivo de Relações com Investidores da Cosan, Phillipe Casale, durante teleconferência com analistas e investidores.

Joint venture entre Cosan e Shell, a Raízen conta agora com 26 usinas no Brasil, após adquirir duas unidades da Tonon no ano passado. Na temporada anterior, a empresa processou 61,2 milhões de toneladas de cana na temporada passada.

Nos últimos meses, o etanol vem se mostrando atrativo para toda a cadeia produtiva brasileira, na esteira de uma melhor competitividade do biocombustível ante a gasolina e da forte queda das cotações do açúcar na Bolsa de Nova York.

Em abril, por exemplo, as unidades do centro-sul do Brasil produziram quase 70 por cento mais etanol, com vendas 10 por cento superiores na comparação anual, segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Sobre a estratégia de comercialização de etanol pela Raízen Energia nesta safra, Casale afirmou que isso é discutido todas as semanas dentro da empresa.

"A estratégia vai depender de como estão os preços dos produtos, mas vamos maximizar a produção de etanol neste ano, pois tem remunerado melhor que o açúcar", comentou.

ARGENTINA

Casale também afirmou que a recente crise cambial na Argentina não afeta "em nada" a aquisição de ativos da Shell no país pela Raízen Combustíveis, o braço de distribuição da joint venture.

"Não muda em nada a ideia do negócio... A qualidade do ativo nesse segmento é uma avenida de crescimento para nós", disse.

O negócio entre as empresas foi fechado no fim de abril por quase 1 bilhão de dólares e envolve a totalidade do negócio de downstream da Shell na Argentina, algo antecipado pela Reuters em agosto de 2017.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário