Frota da maior usina de cana do mundo dá 2 voltas na Terra por dia

Publicado em 17/09/2018 07:45

Imagine colhedoras de cana, tratores, caminhões canavieiros, motoniveladoras, autropelidos, plantadoras e veículos de serviço dando duas voltas na terra ou percorrendo 87.200 km. Essa é a soma da distância percorrida em média por dia pela frota agrícola da maior processadora de cana do mundo, a Usina São Martinho, que fica no município paulista de Pradópolis e tem capacidade de moer 10 milhões de toneladas por ano.

Só as colhedoras de cana percorrem em média 3.500 km por dia. O trajeto é equivalente à distância entre Pradópolis e a capital do Acre, Rio Branco. Os tratores percorrem 6.300 km e os caminhões canavieiros, 46.000 km, o equivalente a mais de dez voltas no percurso de 4.182 km em linha reta que separam os municípios de Oiapoque e Chuí, nos extremos do país.

Os números da movimentação da frota foram divulgados nesta quinta-feira (13/9) pelo diretor agrícola e de tecnologia da São Martinho SA, Mario Ortiz Gandini, em evento de apresentação da nova colhedora da montadora Case IH, parceira da usina no desenvolvimento de maquinário para a cultura da cana-de-açúcar.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Luiz de Santana Junior Aracaju - SE

    DEUS proteja os donos desse pujante empreendimento! ... proteja-os contra as línguas de fogo, terroristas ecológicos, burocracias governamentais, politicas perseguidoras e todo o tipo de adversidades, (além das naturais) que esse país incentiva.

    4
  • Milton Barbosa Bueno Nova Alvorada do Sul - MS

    Cana de açúcar é o "falso verde"..., destrói tudo o meio ambiente para produzir uma energia suja, polui com vinhaça todas as águas e solos..., veja o que está acontecendo aqui no MS. https://www.mpms.mp.br/noticias/2018/08/mpms-pede-suspensao-de-atividade-de-usina-por-lancamento-inadequado-de-vinhaca

    26
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Milton, acredito que a generalização é um erro de visão. ... ... Conheço Nova Alvorada do Sul quando era "Entroncamento" com alguma poucas residências. Com a instalação da Destilaria do Pedro Stradioti, o mesmo doou terrenos as pessoas interessadas em fixar residência no entrono da sua industria. Após um tempo, na época que Collor assumiu a presidência do país, apareceram "empresários" alagoanos e assumiram a industria, que não foi para frente. Infelizmente foram vários "empresários" que aportaram na região, com um único objetivo, obter lucro fácil. ... Com a política petista em tornar o álcool uma commodity, investimentos foram feitos com dinheiro fácil via BNDES e, grupos "amigos do poder" entraram no setor, achando que produzir álcool é o mesmo que tocar obras superfaturadas para os governos. ... ... Você tem que "enxergar" que a maioria dessas unidades produtoras de energia renovável não investiram em capital fixo, que seria a terra para a produção da cana-de-açúcar. O sistema é com contratos de arrendatários, ou seja, o capital investido é a planta industrial, que é totalmente financiada. Se o investimento se tornar inviável, entrega-se a garantia do investimento, no caso a industria ao agente financeiro e, muda-se de atividade. ... ... Quanto aos arrendatários, bem esses vão ter capim alto (cana) para alimentar a boiada. ... ... Quanto a vinhaça, você sabe qual é a sua composição? ... ... Ela é água que tem um alto índice de DBO (demanda biológica de oxigênio) pois contém matéria orgânica e, para decompor essa matéria orgânica os microrganismos usam o oxigênio. ... ... Quando se aplica altas quantidades no solo, forma-se uma crosta de material orgânico, onde as moscas que acabaram com a pecuária leiteira aí da região, usam esse substrato para se reproduzirem. Quanto a salinização dessas áreas é uma consequência inevitável. ... ... A Destilaria PAM, usou por vários anos a irrigação pro sulco da vinhaça numa área próxima da destilaria e, hoje 40 anos após, o proprietário atual nota a baixa produção da braquiária nesta área. ... Isto está ali, no fundo da PANA, na fazenda beirando o córrego sal-amargo, divisa com a fazenda Jauru. ... ...

      1
    • R L Guerrero Maringá - PR

      Vou começar a acreditar no Estado de Direito brasileiro quando um ecologista como o senhor for obrigado, sob pena de crime por falsidade ideológica, a provar em tribunal o que fala.

      Uma usina não serve de parâmetro para toda a atividade.

      2
  • Rodrigo Rodrigues Almeida Cachoeira Dourada - GO

    Aí falam que é energia renovável! Nada contra a atividade canavieira, mas sim ao rótulo mentiroso que tentam passar... quantos litros de óleo diesel são consumidos por dia hein!

    20
    • Marilia X André Orindiúva - SP

      Temos tudo para ser uma super potencia, campo, clima e estrategicamente estamos em um lugar privilegiado do mundo, o problema são só esses cara como vc Rodrigo Rrodrigues que sempre enxergam o copo meio vazio. Óleo diesel é usado até no teclado que vc está digitando!!! Então pare de demagogia e vai a luta fazer seu mundo melhor...abraço

      10
    • Rodrigo Rodrigues Almeida Cachoeira Dourada - GO

      Não entendi sua revolta, Marília. Não estou questionando subprodutos do petróleo. Me corrija se eu estiver errado! É energia 100% renovável? Questionei isso e não o setor. Sou produtor rural e, como todos da minha classe, trabalhamos para construir um país melhor.

      11
    • Rodrigo Rodrigues Almeida Cachoeira Dourada - GO

      É energia 100% renovável? Se for, perdoe minha ignorância! Questionei o Merchant e não o setor menina do copo meio vazio.

      16
    • R L Guerrero Maringá - PR

      Não deixa de ser um contrassenso... A usina tem o puro álcool no próprio pátio, mas é obrigada a comprar o diesel produzido e tributado pelo governo.

      0