“Setor sucroenergético vive crise técnica”, afirma José Paulo Stupiello, da STAB

Publicado em 22/07/2019 10:50
Um dos representantes mais significativos do setor sucroenergético será homenageado pelo seu know-how durante o Prêmio VisãoAgro Centro-Sul 2019

O setor canavieiro já enfrentou muitas crises, mas uma das principais, que poderia influenciar positivamente e resolver muitos gargalos do segmento, não recebe a devida atenção. “É preciso investir em mão de obra para garantir um futuro bom para a cana-de-cana e, assim atender com sustentabilidade à demanda futura”, diz o presidente nacional da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (STAB), José Paulo Stupiello.

“Nosso problema não é só falta de dinheiro, preço de açúcar, nós não temos mão de obra capacitada. Vivemos uma crise técnica. É preciso treinar as pessoas, assim como a Copersucar fez na década de 70”, ressalta Stupiello, reforçando “Como você pode ter um bom resultado se não tem elementos preparados para isso?”.

Atuando no segmento canavieiro desde 1963, o engenheiro agronômico, formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), com doutorado em Tecnologia do Açúcar e do Álcool-Universidade de São Paulo (USP), é considerado um “dinossauro do setor”, sempre atento a todos os movimentos relacionados à cana. Devido a toda a sua contribuição para o crescimento da cadeia produtiva canavieira será homenageado na próxima terça-feira (23), durante a cerimônia de premiação Visão Agro Centro-Sul 2019 com o prêmio Hors Concours.

“Esta homenagem é uma das novidades da edição deste ano é uma honra ter como estreante o José Paulo Stupiello, uma das personalidades mais influentes do setor sucroenergético pelo seu conhecimento e originalidade”, afirmou Alex Ramos, diretor da VisãoAgro, organizadora do evento, que acontece no Hotel Beira Rio, em Piracicaba/SP.

“Fico feliz com o prêmio, embora ache que outras pessoas deveriam ganhar”, diz Stupiello, que aos 84 anos, ainda tem muita garra e entusiasmo para enfrentar muitos desafios pelo setor sucroenergético. “É uma homenagem merecida”, conclui Ramos.

Prêmio VisãoAgro Brasil

Criado em 2003, pelo jornalista Alex Ramos, o Prêmio VisãoAgro Brasil tornou-se um dos principais eventos sociais do setor agroindustrial nacional da cana-de-açúcar, reconhecendo pessoas, empresas e instituições que vêm ajudando a estabelecer os padrões de Qualidade e Competitividade deste que é um dos principais segmentos econômicos do país.  Ao longo de suas últimas edições (às quais se somou à edição Centro-Sul, a partir de 2007, intitulado Visão Agro - Centro-Sul), o evento foi prestigiado por um público qualificado, tendo homenageado cerca de mil empresas e 300 personalidades do setor sucroenergético.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Divulgação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário