Consumo mensal de etanol hidratado cresce 26% ante 2018
Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) indicam que o consumo de etanol hidratado alcançou 1,87 bilhão de litros, com aumento de 2,49% em comparação a agosto de 2018. Este resultado expressivo representa tanto o maior valor apontado para o mês de agosto na série histórica iniciada em 2000 como também a maior média mensal de volume demandado pelo biocombustível.
Com isso, no acumulado de 2019, o volume do renovável comercializado soma 14,45 bilhões de litros – 25,8% superior ao registrado no mesmo período de 2018. Esse crescimento também reflete positivamente na participação do biocombustível na matriz de combustíveis do ciclo Otto (frota de veículos de passeio e carga leve) que atinge 48,1%.
A comercialização de gasolina C pelas distribuidoras, por sua vez, soma 24,96 bilhões de litros em 2019, indicando uma retração de 3,73% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foi registrado 25,93 bilhões de litros.
O consumo de combustíveis da frota de veículos leves, em gasolina equivalente, atingiu 4,56 bilhões de litros no mês de agosto. Este resultado representa um crescimento de 1,98% quando comparado ao mesmo período do ano passado. No consolidado de 2019, as vendas de combustíveis leves no mercado nacional atingiram 35,11 bilhões de litros de gasolina equivalente, registrando crescimento de 3,3% na comparação com 2018.
0 comentário
Açúcar tem desempenho misto após dados da Unica sobre produção no Centro-Sul
UNICA: Moagem de cana-de-açúcar atinge 600 milhões de toneladas no acumulado da safra 2025/2026
Açúcar recua em NY e Londres com avanço da produção indiana
Açúcar/Cepea: Indicador cai pela 3ª semana seguida
Etanol/Cepea: Demanda firme e menor oferta mantêm preços em alta
Volume diário das exportações de açúcar supera em 39,3% o de janeiro de 2025