Exportação de açúcar da Índia pode superar 5 mi t com alta nos preços globais

Publicado em 18/02/2020 09:27

LOGO REUTERS

As exportações de açúcar da Índia devem saltar em quase um terço na comparação anual, para mais de 5 milhões de toneladas na safra 2019/20, uma vez que uma recuperação dos preços globais do adoçante tem tornado as vendas externas atrativas, disse uma associação do setor nesta terça-feira.

As maiores exportações do maior produtor global de açúcar podem ajudar a compensar uma queda nos embarques da Tailândia, segundo maior exportador mundial, limitando a alta nos preços.

"As exportações de açúcar da Índia podem acelerar nos próximos meses e podem alcançar mais de 5 milhões de toneladas", disse a Associação das Usinas de Açúcar Indianas (Isma) em um comunicado.

Os preços globais do açúcar tocaram máxima de dois anos e meio mais cedo neste mês, após a elevação de previsões para um déficit global de oferta em 2019/20 devido à menor produção esperada na Tailândia e na Índia.

A Índia produziu 17 milhões de toneladas de açúcar entre 1° de outubro e 15 de fevereiro, queda de quase 23% na comparação anual, devido à menor produção em Maharashtra, segundo maior estado produtor, segundo a Isma.

A produção do país em 2019/20 pode cair 21,6%, para 26 milhões de toneladas, menor nível em três anos, segundo a associação.

Usinas indianas fecharam contratos para exportação de 3,2 milhões de toneladas até o momento na temporada 2019/20, sendo que cerca de 1,6 milhão de toneladas já foram embarcadas, de acordo com a Isma.

O governo indiano aprovou um subsídio de 10.448 rúpias (146,16 dólares) por tonelada para exportações em 2019/20, em meio a elevados estoques.

Apesar disso, algumas usinas não conseguiram exportar e desistiram de suas cotas, que deverão ser redistribuídas para outras usinas, disse a associação, que acrescentou que essa política "será anunciada brevemente".

No último ano comercial, as usinas indianas conseguiram exportar 3,8 milhões de toneladas, contra uma meta de exportação de 5 milhões de toneladas definida pelo governo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário