Rabobank: Se demanda por etanol crescer como esperado até o fim de 2020, Brasil pode ter aperto na oferta

Publicado em 29/06/2020 09:59 e atualizado em 29/06/2020 11:03

LOGO estadao

Em um cenário de recuperação gradual e consistente da demanda por etanol, o Brasil pode ver um aperto na oferta e uma alta nos preços no segundo semestre de 2020, afirma o especialista de açúcar e etanol do Rabobank no País, Andy Duff. Em podcast publicado pelo banco na sexta-feira, ele lembra que, por causa da pandemia, não apenas o consumo de combustíveis diminuiu como também a produção de etanol, já que as usinas priorizaram a fabricação de açúcar na safra 2020/21.

O banco projeta uma perda na demanda pelo biocombustível ao fim da temporada atual da ordem de 3,5 bilhões de litros ante o registrado na safra 2019/20. Enquanto isso, a retração na produção das usinas do Centro-Sul seria de 6 a 7 bilhões de litros na mesma base comparativa, em virtude do mix mais açucareiro da safra 2020/21. Os cálculos consideram, segundo o analista, recuperação gradual do consumo até novembro, quando retornaria ao patamar de novembro de 2019.

"Nesse cenário, a queda do consumo fica bem menor do que a projetada para a produção. Por isso, há uma possibilidade de haver um aperto entre oferta e demanda até o último trimestre deste ano, o que melhoraria os preços do etanol na safra atual", disse Duff no podcast. Ele acrescentou que, para que a retração estimada do consumo fosse igualada à projetada para a produção, o mercado precisaria observar uma queda de 30% na demanda por combustíveis do mês de março até dezembro.

O setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia no agronegócio brasileiro, deve prestar muita atenção ao desenvolvimento dos preços do biocombustível e às perspectivas de consumo nos próximos meses, afirma Duff. Segundo ele, embora haja um consenso de que a safra 2020/21 será mais açucareira, as variáveis no mercado de etanol também não podem ser ignoradas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário