Cana Zoom: Chuvas 40% abaixo da média favorecem concentração de ATR

Publicado em 23/07/2020 08:25


A precipitação pluviométrica no primeiro trimestre da safra 2020/2021 se manteve abaixo do patamar histórico. No acumulado desde o início da safra até o final de junho, o volume de chuvas ficou 40% inferior a média histórica, apontam dados do Cana Zoom, relatório produzido pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (UNICA),  em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o Sistema TEMPOCAMPO e o Laboratório Integrado de Análise de Dados em Agronegócio e Bioenergia (LINEAR). As lavouras de São Paulo e Minas Gerais foram as mais afetadas pelo reduzido volume de chuvas, com precipitação acumulada apresentando retração de 50% na comparação com a média histórica. 

A condição climática estimulou a concentração de açúcares na planta. No acumulado desde o início da safra 2020/2021 até o final de junho, o índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar na região Centro-Sul alcançou 131,1 kg, ante 124,4 kg observados do último ciclo, crescimento de 5,6%.

O relatório apresenta que o clima mais seco registrado nos três primeiros meses da safra 2020/2021 favoreceu a operacionalização da colheita, permitindo que o aproveitamento de tempo permanecesse acima da média histórica, atingindo 86%. O resultado foi uma maior quantidade de cana-de-açúcar processada pelas unidades do Centro-Sul, com crescimento de 5,2% em relação ao ciclo anterior, totalizando 229,39 milhões de toneladas até o final de junho. Já a área colhida até junho apresentou elevação de 3,5% no comparativo com a safra 2019/2020, com 2,67 milhões de hectares no Centro-Sul. 

Sobre a produtividade agrícola no Centro-Sul, o primeiro trimestre da safra atingiu 85,9 toneladas por hectare, aumento de 1,6% frente as 84,6 toneladas no ciclo anterior. O crescimento médio foi sustentado pelo aumento da produtividade em São Paulo, que registrou incremento de 3,8% até junho. 

No atual ciclo agrícola, a participação da cana-planta na área colhida atingiu 25% até junho, contra 22% na safra 2019/2020. Por conta disso, a idade média do canavial alcançou 3,2 anos no acumulado da safra, ante 3,3 anos na safra anterior. 

Por fim, em junho, o rendimento médio da lavoura apresentou aumento de 2,9% na comparação com 2019, atingindo 88,3 toneladas por hectare. As expectativas para os próximos meses apontam que o rendimento da lavoura deverá ser impactado pelo clima mais seco dos últimos períodos e, especialmente, pela colheita de canavial mais velho.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário