Colheita mecanizada da cana-de-açúcar atinge 95,3% das áreas produtivas na safra 2018/19

Publicado em 06/08/2020 10:35

Principal produto da agropecuária paulista, a cana-de-açúcar mantém a primeira posição no ranking do Valor da Produção Agropecuária (VPA), gerando sozinha R$ 30,2 bilhões, montante que corresponde a 37% de toda a riqueza produzida em São Paulo, em 2019. Em 19 Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDRs) dos 40 em que o Estado está dividido, a cana-de-açúcar responde por mais de 40% da renda agrícola total, e está entre as cinco maiores em 32 delas, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA).

Pela importância e capilaridade da cultura, a cana sempre empregou grande contingente de mão-de-obra para a colheita. Para aumentar a produtividade do trabalhador, preliminarmente era realizada a queima da palha. Esse processo, embora facilitasse a colheita, era muito prejudicial à saúde do cortador de cana, além de aumentar a incidência de doenças respiratórias nas populações residentes próximas às regiões canavieiras e de contribuir com a proliferação dos gases que geram o efeito estufa.

Esses problemas eram bastante negativos para um segmento tão importante da economia brasileira, destacam Carlos Fredo e Denise Caser, pesquisadores do IEA, e Bruna Campagnuci, graduanda de Geografia da Unicamp. Essa realidade começou a ser modificada no início do século, com implementação de dois marcos regulatórios: a Lei Estadual nº 11.241, em 2002, e o Protocolo Agroambiental - um acordo de intenções firmado, em 2007, entre os setores público e privado -, ambos tinham a finalidade de proteger o meio ambiente, extinguindo a etapa da queima da palha da cana-de-açúcar.

Foram estipulados cronogramas, com ressalvas à declividade e tamanho dos terrenos com o cultivo de cana-de-açúcar. A Lei nº 11.241 prevê a eliminação total da queima em áreas com aptidão para o uso de máquinas para o ano de 2021. Em uma demonstração de compreensão dos riscos para os trabalhadores e para o meio ambiente, as usinas processadoras e produtores de cana-de-açúcar signatárias do Protocolo Agroambiental, aceitaram antecipar para 2014 o processo de erradicação. “Para os que não aderiram ao Protocolo, vale a legislação estadual”, explicam os pesquisadores, ressaltando que, para áreas que apresentam os problemas mencionados, o Protocolo Agroambiental impõe o ano de 2021 para o término das queimadas, enquanto a lei permite a erradicação até o ano de 2031.

Complementar a esses marcos, o Protocolo Etanol Mais Verde, firmado em 2017, abarca questões sobre Código Florestal, combate a incêndios, conservação do solo, melhor utilização da água, recuperação de matas ciliares, além da proteção à fauna – reforçando pontos positivos exigidos pela economia brasileira e internacional. “O Etanol Mais Verde contempla ações não previstas no Protocolo Agroambiental e aprofunda o compromisso firmado pelo setor sucroalcooleiro”, explicam os pesquisadores.

Resultados para a safra 2018/2019

A produção de cana-de-açúcar está disseminada em todas as regiões do Estado de São Paulo; no entanto, as regiões compreendidas no Leste-Sul caracterizadas pelos declives mais acentuados, como Pindamonhangaba, Guaratinguetá e outras, têm produção irrisória, voltada para cachaça de alambiques, nestas a colheita ainda é realizada da maneira tradicional.

Nas demais regiões, averiguou-se que, para a safra 2018/19, o índice de mecanização atingiu 95,3% do total de área cultivada com cana-de-açúcar no Estado. Ou seja, nos 514 municípios produtores de cana pesquisados no levantamento, o uso de máquinas atinge quase a totalidade das áreas cultivadas. Os pesquisadores destacam o rápido processo de adoção tecnológica do setor, uma vez que, na safra agrícola 2007/08, o índice de mecanização era de 41,7%, e, após 11 safras, houve um salto de mais de 54 pontos percentuais.

Com o rápido avanço da mecanização, foram observados impactos sobre a utilização de mão de obra. Na safra 2007/08, quando a mecanização ainda era parcial no Estado, o número de cortadores de cana-de-açúcar era estimado em 163.098 pessoas. Atualmente, utilizando-se parâmetros como produtividade média do trabalhador (8,78 t/dia), tempo de colheita em dias úteis de 132 dias e a produção colhida de forma manual, estimou-se em 18.477 trabalhadores na safra 2018/19; ou seja, pouco mais de 10% dos cortadores continuam em atividades. Relatos pontuais apontam iniciativas de realocação de cortadores em outras funções dentro do sistema produtivo da cana-de-açúcar, mas a maior parcela não pode ser absorvida pelo setor, alertam os pesquisadores.

Por meio do levantamento sobre o índice de mecanização da colheita da cana-de-açúcar, observou-se que o processo de adoção tecnológica foi extremamente rápido. Contudo, observou-se, como consequência, a dispensa de um grande contingente de mão de obra, causando reflexos sobre o mercado de trabalho agrícola, na forma de desemprego, aspectos migratórios e também da massa salarial que deixou de circular nos comércios locais. “Houve, logicamente, uma reconfiguração nas ocupações de trabalho, dando-se destaque à figura do tratorista. Mas, resta ainda um contingente de mão de obra com perfil educacional mais baixo, menor capacitação; por outro, novas profissões mais especializadas e maior nível educacional, podem representar um acréscimo de renda nessas novas ocupações”, concluem os pesquisadores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
APTA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário