StoneX revê balanço global de açúcar para déficit em 20/21; consumo tem alta

Publicado em 06/08/2020 17:47

LOGO REUTERS

Por Roberto Samora e Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - A produção total de açúcar no mundo na safra de 2020/21 (outubro/setembro) deve crescer 1,2% em relação a 2019/20, para 183,8 milhões de toneladas, o que não impedirá que o mercado tenha um déficit de 1,3 milhão de toneladas no ciclo, afirmou a consultoria StoneX nesta quinta-feira.

Além de elevar a projeção de consumo, apontando impactos do coronavírus menores que os antecipados, a consultoria explicou a projeção de déficit com a deterioração de safras em importantes players globais, o que reduziu a disponibilidade de açúcar em 1,5 milhão de toneladas ante a última projeção, divulgada no início de junho.

Para o Brasil, a consultoria projeta a produção de açúcar em 34,8 milhões de toneladas no ano internacional, queda anual de 2% e retração de aproximadamente 200 mil toneladas no comparativo com a projeção publicada no início de junho.

"No próximo ciclo internacional, o Brasil deve continuar como destaque em termos de produção de açúcar. Tanto que parte expressiva da fabricação esperada para a colheita de 2021 já foi fixada pelas usinas do centro-sul, de modo que o mix açucareiro deve se manter em patamar relativamente elevado", disse.

Segundo o relatório assinado por Matheus Costa e

Rafaela Souza, em meio às expectativas de retomada no consumo de combustíveis do ciclo Otto no próximo ano, o share da commodity deve ser ligeiramente inferior àquele projetado para a colheita de 2020.

Além disso, acrescentou a consultoria, o clima seco registrado neste ano pode pressionar a disponibilidade de matéria-prima para processamento em 2021.

A StoneX citou ainda como fatores negativos para as safras a situação na Tailândia, tradicionalmente o segundo exportador global, onde "a deterioração da produção de açúcar no próximo ciclo é cada vez mais clara".

A empresa de análises comentou que condições climáticas atipicamente secas no país persistiram e estimou a produção em 7,6 milhões de toneladas de açúcar, queda de 300 mil toneladas ante previsão anterior e de 10,1% no comparativo anual.

Na União Europeia, as expectativas para a produção de açúcar no próximo ciclo continuam majoritariamente negativas.

"Além da menor área plantada e das condições climáticas mais secas durante a primavera, o que limitou o desenvolvimento inicial da beterraba, as lavouras têm encontrado nos ataques de pulgões --vetores do vírus amarelo da beterraba-- outro importante fator limitante", disse a consultoria.

A propósito, a França anunciou nesta quinta-feira que vai propor a retirada de uma proibição de certos pesticidas acusados de causar danos a abelhas para proteger sua produção de beterraba sacarina, que tem sido impactada por insetos neste ano, disse o Ministério de Agricultura.

A consultoria estimou que a fabricação de açúcar pela União Europeia e pelo Reino Unido deve alcançar 16 milhões de toneladas (valor branco) em 2020/21, queda de 4,2% em relação ao ciclo 2019/20 e de aproximadamente 200 mil toneladas no comparativo a última estimativa.

CONSUMO

Já o consumo global de açúcar, seguindo tendência de 2019/20, foi elevado em pouco mais de 0,3 milhão de toneladas frente à estimativa anterior em 2020/21, para 185,1 milhões de toneladas, alta de 0,4% na comparação anual.

"A demanda um pouco mais firme vem em meio à normalização relativamente antecipada da procura por açúcar em alguns polos consumidores, como na China e em alguns países da Europa", disse a StoneX.

Para a consultoria, "o consumo no início da pandemia do novo coronavírus, de fato, foi prejudicado em alguns países, como a Índia". No entanto, os fundamentos têm mostrado recuperação da demanda.

A conjunção entre esses dois fatores fez com que a projeção para o balanço de oferta e demanda de açúcar em 2020/21 se revertesse em relação ao relatório anterior, saindo de um ligeiro superávit de 0,5 milhão de toneladas para um déficit de 1,3 milhão de toneladas, pontuou.

2019/21

A produção total de açúcar no ciclo internacional de 2019/20 foi elevada em aproximadamente 0,9 milhão de toneladas frente à projeção anterior, para 181,7 milhões de toneladas.

Além de Índia e Brasil, essa alteração é baseada na revisão da produção da União Europeia (incluindo Reino Unido) e da Rússia.

Ainda assim, a oferta total no ciclo corrente representa retração de 2,1% em relação ao anterior.

O consumo foi projetado em 184,3 milhões de toneladas. Embora retração anual de 0,4%, esse volume supera em cerca de 370 mil toneladas as estimativas anteriores.

De modo geral, o déficit produtivo anteriormente projetado para 2019/20 pela StoneX foi reduzido na quinta revisão do saldo global de açúcar, de 3,1 milhões de toneladas para 2,6 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário