Em nota, Cogen se posiciona sobre a aprovação no Senado de PL que soluciona GSF

Publicado em 21/08/2020 16:02
Newton Duarte Presidente Executivo da Cogen (Associação da Indústria de Cogeração de Energia)

A aprovação do Projeto de Lei 3.975/2019, no Senado Federal, é uma excelente notícia para o setor de cogeração de energia. Se sancionado pelo Poder Executivo, o PL poderá destravar um mercado judicializado desde 2015 por liminares ajuizadas por conta do risco hidrológico, o chamado GSF (Generating Scaling Factor) e mitigar os efeitos financeiros da pandemia sobre todos os elos da cadeia do setor elétrico, inclusive o setor de cogeração. A medida, se efetivada como lei, resolverá um impasse que desde 2015 vem travando recursos bilionários e inibindo investimentos diante dessa insegurança jurídica existente no mercado de curto prazo.

No setor sucroenergético, estima-se que entre R$ 400 e R$ 500 milhões estejam retidos por decisões judiciais em processos dos quais eles nem sequer são parte. Esse montante injetará liquidez e as usinas poderão se sentir mais seguras *para fazer transações no mercado de curto prazo, liquidando excedentes, e até mesmo para planejar investimentos que ampliem* sua capacidade de produção de energia.

Esperamos, agora, a sanção presidencial para que o setor de cogeração, assim como o setor elétrico, possa ingressar em um novo ciclo de estabilidade regulatória e almejado desenvolvimento. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Newton Duarte

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário