UNICA e centros de pesquisa lançam o portal Observatório da Cana

Publicado em 10/09/2020 15:34

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) acaba de lançar o Observatório da Cana, maior base de dados do setor sucroenergético, que reúne números, informações e estudos fornecidos pela UNICA, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o Conselho de Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo (CONSECANA-SP), o CEPEA-ESALQ/USP e o Laboratório de Análise de Dados (LINEAR). A iniciativa visa apresentar a produtores rurais, indústria, poder público, imprensa, academia, fornecedores e outros stakeholders um panorama geral sobre o setor sucroenergético em um único local.

“Vivemos um momento de inflexão, em que temos um novo olhar quanto cidadãos, nação e mundo. Refletimos sobre questões como o impacto ambiental das nossas decisões, a segurança energética do nosso país, o atendimento das necessidades da população e das empresas para o crescimento sustentável. Assim, fazem-se ainda mais necessários o acompanhamento, a transparência e a previsibilidade de um setor estratégico como o sucroenergético, e é isso que o Observatório traz”, explica Evandro Gussi, presidente da UNICA. 

O Observatório da Cana chega para substituir, modernizar e ampliar o Unicadata, incorporando todas as informações publicadas no site, como acompanhamento de safra, relatórios de importação, exportação, preço e consumo, e agregando informações de parceiros. O CTC compartilhará a base de dados da área agrícola; o CONSECANA-SP fornecerá informações agregadas sobre a qualidade da matéria-prima; o CEPEA-ESALQ/USP entra com os preços de venda dos produtores; e o LINEAR auxiliará com análises e interpretações dos dados. 

“Essa interface entre o mercado e uma instituição de ensino, sempre fundamentada em conhecimentos econômicos e científicos, é um dos fatores que permitiram que os indicadores e as análises elaboradas no Centro obtivessem a visibilidade que tem hoje e cumprissem as funções para as quais foram propostas. Nos orgulhamos e agradecemos as parcerias que o CEPEA tem com as instituições do setor sucroenergético, as quais permitiram a continuidade desse nosso trabalho que tem sido feito de forma ininterrupta há mais de 20 anos”, explica Mirian Bacchi, professora titular do Departamento de Economia Administração e Sociologia da Esalq/USP. 

“O Observatório da Cana traduz a colaboração que sempre existiu entre centros de pesquisa e o setor produtivo no Brasil. Trata-se de uma rede envolvendo entidades representativas, setor privado e academia em prol de uma maior transparência e disseminação de conhecimento sobre o setor. Ao longo do tempo pretendemos incluir estudos e análise sobre temas setoriais, além de contar com o apoio de novos parceiros”, explica Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA.

“Colaborar com a Unica, no Observatório da Cana, significa para o CTC ajudar na construção de uma plataforma de conhecimento para ajudar as decisões de nossos clientes (usinas e fornecedores) do segmento sucroenergético. O CTC completou 51 anos e seguimos acreditando que vivemos uma era onde o conhecimento se renova em ritmo vertiginoso, a inovação é o principal fator que manterá nossa competitividade”, avalia Ricardo Bendzius, diretor de marketing do CTC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário