Meio ambiente/Ricardo Salles: setor sucroenergético é exemplo de sustentabilidade para o mundo

Publicado em 16/10/2020 11:07

LOGO estadao

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o setor sucroenergético é um exemplo para o mundo "de produção circuito fechado, em que tudo que se produz é utilizado". As declarações foram dadas durante a inauguração de uma usina de biogás da Raízen em Guariba (SP). Ele também lembrou das vantagens ambientais dos carros flex, que também usam biocombustíveis, em comparação com os veículos elétricos. "Quando vemos propagandas de carros elétricos, principalmente na Europa, não dizem que, quando tudo considerado, inclusive as baterias e origem da energia, nosso carro flex brasileiro é muito mais sustentável", disse.

Salles também disse que o uso do etanol como combustível favorece a qualidade do ar brasileiro. "A qualidade do ar nas cidades brasileiras e nos grandes centros urbanos do Brasil é muito melhor do que em vários outros países graças ao etanol", afirmou. "Os veículos a etanol não permitiram que tivéssemos problema do ar como em outros países." A esperança, agora, é que o biogás produzido a partir da vinhaça substitua o diesel em veículos de transporte coletivo, segundo ele.

O ministro elogiou o que vê como outras conquistas ambientais do governo federal, especialmente no âmbito urbano. "Foi no seu governo que foi sancionado o marco legal do saneamento", afirmou Salles ao presidente Jair Bolsonaro, também presente no evento. "Num País onde 100 milhões não têm tratamento de esgoto, 35 milhões não têm água potável, é no seu governo que esse problema foi resolvido e que dará continuidade." Salles também disse que o Programa Lixão Zero vai resolver o que ele chamou de "epidemia do lixo na maioria dos municípios brasileiros".

Ricardo Salles encerrou seu discurso dizendo que o Brasil "tem demonstrado que sabe conciliar produção agrícola e pecuária, com sustentabilidade, apoiado num Código Florestal que nenhum outro país tem e num setor que investe, respeita e trabalha pelo seu País e pelo mundo".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário