Safra de cana da Tailândia deve se recuperar em 2021/22, diz Czarnikow

Publicado em 04/02/2021 14:19

LOGO REUTERS

A produção de cana-de-açúcar da Tailândia deve se recuperar na safra 2021/22, já que os preços mais altos pagos pelas usinas aos produtores estão fazendo com que as intenções de plantio aumentem, disse a trading de açúcar Czarnikow em relatório nesta quinta-feira.

A Czarnikow espera que a produção de cana do país do Sudeste Asiático aumente em 30 milhões de toneladas em 2021/22 (outubro a setembro), para 100 milhões de toneladas --o que, consequentemente, vai aumentar a produção de açúcar do país, um dos maiores exportadores do adoçante.

Neste momento, a Tailândia está processando sua safra de cana 2020/21, que foi a menor em 10 anos, com apenas 70 milhões de toneladas. Os preços baixos nos anos anteriores e o clima desfavorável reduziram a safra por duas temporadas seguidas.

A relativa ausência da Tailândia no mercado global de açúcar branco é um dos motivos pelos quais os preços do produto refinado atingiram uma máxima de três anos e meio nesta semana.

De acordo com o relatório, as usinas estão pagando preços recordes pela cana que compram dos agricultores neste ano, projetando um retorno de cerca de 860 dólares por hectare --mais do que o retorno obtido com culturas que competem com a cana pela preferência dos agricultores, como mandioca e milho.

A Czarnikow disse que as condições climáticas também melhoraram na Tailândia, com projeções de chuvas 20% acima dos níveis históricos para o período de fevereiro a abril, o que deve favorecer o desenvolvimento da cana.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário