HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Seca nos canaviais: Entidades buscam da Secretaria Estadual de Agricultura medidas hídricas estruturais

Publicado em 24/02/2021 09:32 e atualizado em 25/02/2021 11:20
Pequenas barragens na Zona da Mata pernambucana, de baixo custo e construção rápida e simples, resolvem o problema da falta de segurança hídrica em períodos de estiagem

Nesta terça-feira (23), o staff do novo secretário estadual da Agricultura se reuniu com as duas entidades canavieiras no estado (AFCP e Sindicape) para juntos buscarem a viabilização de medidas estruturais e políticas diante do impacto da seca nas lavouras que avança também sobre a Zona da Mata Norte. Experiências de outros estados e estudos hídricos técnicos foram apresentados e mostram que a melhor saída é a construção de pequenos açudes artificiais nas cidades mais atingidas. Apesar dos custos com valores modestos, em média de R$ 100 mil cada, e ter sua instalação simples em relação às grandes barragens, esses equipamentos públicos seriam mais adequados para a região. São capazes de capturar e armazenar a água da chuva durante o inverno, evitando o seu desperdício e sendo utilizada no campo em períodos de estiagem como agora. 

"É preciso que algo dessa natureza comece a sair do papel a partir do próximo mês, porque estamos para iniciar a quadra chuvosa na Zona da Mata e o represamento da chuva que vier será crucial para reduzir o atual impacto da seca nos canaviais de Aliança, Nazaré, Buenos Aires, Vicência, Carpina, Lagoa do Carro e Lagoa de Itaenga.  Em vários desses locais, a quebra da produção canavieira para a próxima safra já é de 50%, com a mortandade da planta que poderia durar até seis safras. O caso é muito sério e urgente. Por isso, é preciso instalar as pequenas barragens de salvação", defendem Alexandre Andrade Lima e Gerson Carneiro Leão, presidentes da AFCP e do Sindicape respectivamente, acompanhados do diretor técnico da AFCP, Paulo Giovanni e sua equipe de engenheiros.

O Secretário-Executivo da Secretaria de Agricultura, Antônio Dourado, acompanhado do gerente de Engenharia, Flávio Fernandes, e do assistente do secretário, Saulo Malta, analisam inclusive a viabilização do pleito através da extensão do Projeto Estadual Águas de Todos, hoje destinado apenas para o Agreste e Sertão. Além disso, a pasta também se comprometeu de junto com as entidades canavieiras buscar verbas para a construção das pequenas barragens através de emendas de parlamentares federais de Pernambuco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AFCP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário