Canavieiros da Socicana com práticas sustentáveis contam com linha de crédito com juros mais baratos

Publicado em 03/03/2021 13:44 e atualizado em 03/03/2021 14:45
Ação inédita, em conjunto Sicoob Coopecredi, garante juros até 20% menores aos produtores de cana-de-açúcar associados

LOGO nalogo

​Os produtores de cana-de-açúcar da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (SP) (Socicana) que adotam práticas agrícolas sustentáveis podem acessar uma linha de crédito inédita em parceria com o Sicoob Coopecredi, chamada "Crédito Rural Verde", com juros bem menores que os praticados no mercado para custeio e renovação de canaviais. As taxas de juros variam entre 4% e 4,8% ao ano, ante cerca de 5% do mercado.

"Essa nova linha de crédito pode ser utilizada pelos nossos associados através de programas e certificações ambientais. De um lado, a Socicana auxilia com os programas de desenvolvimento sustentável e, de outro, o Sicoob Coopecredi financia a atividade a um custo menor, gerando, assim, valor aos produtores", explica Rafael Kalaki, superintendente da associação que encabeça a ação para o setor canavieiro.

Os programas e certificações que são considerados pela Socicana para adesão à nova linha de crédito são o Top Cana, a certificação Bonsucro e o RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials). "As certificações internacionais, com maiores níveis de exigências, contam com melhores taxas", destaca Kalaki. Além disso, o agricultor deve já ser associado ou associar-se ao Sicoob Coopecredi para conseguir acessar os recursos.

Apesar do anúncio da nova linha de crédito ocorrer apenas neste mês de março, os trabalhos para viabilizar os recursos a serem utilizados no programa ocorrem já há algum tempo através de um fundo em Recibo de Depósito Cooperativo (RDC). Neste momento, serão oferecidos R$ 4,6 milhões em recursos aos produtores associados da Socicana e Sicoob Coopecredi, ante uma captação já chega a R$ 5,4 milhões.

Cana-de-açúcar - Foto: Unica
Esta é a primeira vez que uma associação do setor une-se a uma cooperativa de crédito para a criação deste tipo de produto - Foto: Unica

"Esta iniciativa é pioneira, pois democratiza os financiamentos sustentáveis, uma vez que apoia do pequeno ao grande produtor. Ao mesmo tempo, cria incentivos para que outros agricultores busquem melhores práticas para a produção, à medida que isto represente menor custo de captação do dinheiro", afirma Kalaki.

Paulo de Araújo Rodrigues é produtor certificado e fez adesão à linha. "Esta iniciativa da Socicana e Coopecredi, além de reconhecer os produtores que utilizam boas práticas, poderá ser uma ferramenta para acelerar a certificação dos produtores em nossa região. Tanto a captação de recursos como o financiamento rural verde irão impactar positivamente as finanças dos produtores habilitados", afirma.

"Entendo que o produtor que tem práticas de sustentabilidade, que segue um programa visando à certificação, também oferece menor risco de crédito. Isto representa sustentabilidade para todos os associados do Sicoob Coopecredi. Dá mais segurança no momento em que a Cooperativa faz a alocação de recursos", destaca o diretor operacional do Sicoob Coopecredi, Carlos Eduardo Pinelli.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário