Maior abertura do comércio de açúcar entre Brasil e EUA está descartada, diz representante de comércio

Uma maior abertura no comércio de importação de açúcar brasileiro pelos Estados Unidos está descartada, assim como uma possível troca com exportações de etanol, por exemplo, segundo a nova representante de comércio dos EUA no Brasil, Katherine Tai. As informações exclusivas são do Valor Econômico.
As afirmações de Katherine constam em uma manifestação por escrito enviada ao Senado Federal, após confirmação de seu nome para o Escritório do Representante Comercial dos EUA na quarta-feira (17).
A importação de açúcar brasileiro pelos EUA voltou a ter amplas discussões no ano passado, inclusive com cota extra de exportação e abertura das negociações. A solicitação é uma demanda antiga dos produtores brasileiros e chegou a ser condicionada com a entrada do etanol americano no Brasil.
Em sua manifestação, Tai também destacou a segurança do abastecimento e que buscará com a política comercial beneficiar os agricultores americanos.
0 comentário
Etanol/Cepea: Clima chuvoso restringe oferta e sustenta preços
Açúcar/Cepea: Liquidez segue baixa; preços se recuperam
Raízen tem prejuízo líquido de R$7,3 bi no 4° tri da safra 2025/26
Açúcar dispara nas bolsas com preocupação sobre safra da Índia; Londres atinge maior nível em 9 meses
Açúcar amplia ganhos nas bolsas com foco na oferta global e riscos climáticos
Safra recorde e preços mais competitivos fortalecem avanço do etanol no Brasil