Novos isolamentos do Covid-19 no Brasil e queda do petróleo freiam disparada do etanol

Publicado em 23/03/2021 11:48 e atualizado em 23/03/2021 15:19
O biocombustível do tipo hidratado no Centro-Sul teve queda de 11% em relação à alta recente nas usinas na região de Ribeirão Preto, segundo S&P Global Platts

LOGO nalogo

​A trajetória de alta nos preços do etanol ao longo deste ano de 2021 foi freada nos últimos dias com novos isolamentos por conta do Covid-19 em estados do Brasil, o que deve reduzir a demanda pelo combustível, além de recuo nos preços internacionais do petróleo.

Um levantamento da fornecedora de informações sobre energia e commodities, S&P Global Platts, apurou que os preços do etanol hidratado no Centro-Sul do Brasil caíram cerca de 10% para R$ 3.200/m³ no final da última semana, de uma máxima de R$ 3.595/m³ em 05 de março.

No acumulado de todo o ano de 2021, a alta no preço do biocombustível chega a 29,3%.

São Paulo, maior produtor e consumidor de etanol do Brasil, é um dos estados que anunciou restrições mais rígidas por conta da pandemia de coronavírus, com fechamento de diversos setores. A capital paulista, inclusive, antecipou diversos feriados para limitar a circulação de pessoas.

Preços do etanol nas usinas na região de Ribeirão Preto (com impostos) - Fonte: S&P Global Platts
Preços do etanol nas usinas na região de Ribeirão Preto (com impostos) - Fonte: S&P Global Platts

Apenas com o funcionamento dos serviços essenciais em alguns estados do Brasil, incluindo o maior consumidor do biocombustível, a demanda por combustíveis tende a reduzir. Porém, os repasses de preços ao consumidor devem levar algumas semanas, segundo analistas.

Na última semana, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços da gasolina ainda estavam mais competitivos que os do etanol em todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. O biocombustível subiu na última semana em 25 estados.

Veja mais:
» ANP: Gasolina está mais competitiva que o etanol em todos os estados do Brasil

"As vendas de etanol hidratado de março no Centro-Sul devem apresentar queda entre 10% e 30% no mês”, disse um trader de São Paulo para a S&P. O mercado também monitora a chegada da nova safra no Centro-Sul do Brasil.

"Um quadro melhor da queda real nas vendas de março deve ser conhecido na próxima semana, quando os números das vendas desta semana forem consolidados e o relatório semanal da ANP para os distribuidores for publicado", complementou o trader.

A queda recente nos preços do etanol no Brasil também acompanha o recuo do petróleo no cenário internacional, já que influencia diretamente na gasolina. Neste mês de março, o petróleo WTI acumula queda de cerca de 2,60% e o Brent de 4,90%.

"Estou esperando preços mais fracos do etanol no Centro-Sul no curto prazo, à medida que os mercados internacionais de energia diminuem dos preços elevados de 14 meses e aumentam as expectativas de uma queda no preço da gasolina da Petrobras", disse um trader do Rio de Janeiro.

Os preços da gasolina nas refinarias tiveram alta de mais de 50% neste ano de 2021, dando suporte importante aos preços do etanol hidratado, segundo a S&P.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário