Preço do anidro tem valor histórico no Brasil com suporte dos fundamentos

Publicado em 06/05/2021 10:39
S&P Global Platts aponta que estoques apertados e movimentos da demanda têm impactado nos preços do biocombustível usado como mistura na gasolina

LOGO nalogo

​O preço do etanol anidro, usado como mistura na gasolina, atingiu patamar histórico de R$ 3.510/m³ no último dia 4 nas usinas de Ribeirão Preto mesmo com o início da safra 2021/22, segundo dados da S&P Global Platts. Esse preço representa um aumento de 85% no ano e é até R$ 150/m³ mais alto em relação ao recorde anterior, registrado em 2 de março.

Mesmo com o início da nova temporada, que poderia trazer ao mercado maior oferta, o cenário é de demanda limitada, o que contribui para a sustentação dos preços do anidro.

Os números oficiais mais recentes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apontaram na última semana uma produção total de etanol de 731 milhões de litros na primeira quinzena de abril, com uma queda de 25,92% no comparativo anual. Nesse total, a produção de anidro foi de 104 milhões de litros, com recuo anual de 41,47%.

Veja mais:
» Safra 2021/2022 de cana-de-açúcar se inicia com ritmo de moagem mais lento

Os estoques brasileiros de etanol anidro em 15 de abril eram de 715 milhões de litros, queda de 33,9% no ano, enquanto o hidratado estava em 1,22 bilhão de litros, queda de 17,4%. Com isso, a arbitragem de importação de tradicionais fornecedores do Brasil está inviável.

"Os estoques médios de anidro no Brasil nos cinco anos anteriores para meados de abril estavam em 778 milhões de litros, sugerindo que a safra atual de CS resultará em um aperto ainda maior do biocombustível no mercado", destacou a S&P Global Platts em conteúdo.

A expectativa do mercado é que em maio quase não haverá estoques adicionais, já que a maioria dos distribuidores de combustível suprirá sua demanda com o comércio spot e os produtores deverão continuar focados na produção de açúcar em relação ao etanol anidro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário