Bloomberg: Preços recordes do etanol no Brasil podem piorar escassez de açúcar

Publicado em 11/05/2021 11:04

LOGO nalogo

A escassez global de açúcar já registrada nos últimos meses pode ficar ainda pior diante dos preços recordes em décadas do etanol no Brasil, maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, em meio ao aumento da demanda pelo biocombustível no país. O cenário sugere uma dúvida entre a opção no processamento para alimentação ou combustíveis.

Em entrevista para a agência de notícias Bloomberg, Michael McDougall, diretor-gerente da Paragon Global Markets, o etanol seria "potencialmente mais lucrativo, especialmente para as usinas que estão financeiramente apertadas". A nova safra de cana já deve ser menor por conta dos impactos climáticos no Centro-Sul do Brasil.

Acompanhando o cenário delicado no país, os preços do açúcar em Nova York saltaram mais de 70% no período de um ano.

Uma alternativa ao Brasil seria a importação de etanol de outras origens, porém, os preços também estão subindo em outros exportadores, como os Estados Unidos, por exemplo, segundo a Bloomberg, à medida em que avança a vacinação e as pessoas começam a se deslocar. Existe até a possibilidade de o Brasil exportar para os EUA.

A BP-Bunge Bionergia ainda vê o açúcar mais competitivo do que o etanol para exportação, com previsão de manutenção de um prêmio de até 3 c/lb até outubro, antes de cair para 1 centavo, segundo Ricardo Carvalho, diretor comercial da joint venture.

A iminente escassez de açúcar também pode ser limitada com possíveis cancelamentos das fixações antecipadas nesta safra. Porém, Bruno Lima, chefe de açúcar do StoneX, diz que antes de converter mais cana em etanol, as usinas teriam que pagar uma taxa cara para cancelar esses contratos.

O custo pode superar os 4 c/lb, com os preços do etanol precisando chegar aos 21,8 c/lb para compensar, sobre os 17 c/lb dos níveis atuais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário