CTNBio aprova nova variedade de cana geneticamente modificada do CTC

Publicado em 14/05/2021 12:22 e atualizado em 14/05/2021 13:38
Centro de Tecnologia Canavieira já desenvolveu seis variedades GM que combatem à broca, trazendo ganhos de produtividade e sustentabilidade

Uma nova variedade de cana-de-açúcar geneticamente modificada, criada pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), foi aprovada para comercialização pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A aprovação foi publicada hoje pelo Diário Oficial da União.

A CTC9005Bt é a sexta variedade GM da empresa desenvolvida para combater a broca da cana, a mais importante praga infestando os canaviais do país. Desde a primeira aprovação de sua primeira variedade resistente à broca, em 2017, o CTC contribuiu com 12% das aprovações de plantas GM no país.

Por serem resistentes à praga, as variedades Bt do CTC evitam as importantes perdas de produtividade causadas pelo inseto, reduzem custos de produção e trazem ganhos em sustentabilidade. Anualmente, a broca provoca prejuízos estimados em 5 bilhões de reais aos canaviais brasileiros.

Das seis variedades do portfólio Bt aprovadas desde 2017, duas já estão no campo, plantadas em cerca de 150 usinas do país (CTC20Bt e CTC9001Bt). Outras duas variedades estão iniciando seu plantio nas usinas neste ano (CTC9003Bt e CTC7515Bt).

As duas mais recentes – CTC579Bt, aprovada em dezembro, e a CTC9005Bt – estão sendo multiplicadas e deverão entrar em campo em breve.

“Com a aprovação da 9005Bt, o CTC passa a ter um portfólio de variedades transgênicas resistentes à broca que cobre todo o território da cana no país, adaptado às lavouras dos variados climas e solos”, informa Silvia Yokoyama, diretora de Assuntos Regulatórios do CTC.

As variedades atendem desde solos férteis e regiões com maior incidência de chuvas a ambientes restritivos, além de lavouras de diferentes ciclos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CTC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário