HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Produção de açúcar no Centro-Sul em queda de mais de 12% na 1ª quinzena de maio, prevê S&P

Publicado em 25/05/2021 17:05 e atualizado em 26/05/2021 11:03
Volume previsto de 2,178 milhões de t do adoçante no período e 1,61 bilhão de litros de etanol com queda anual de 12,1%

LOGO nalogo

​A produção de açúcar na primeira quinzena de maio no Centro-Sul do Brasil deve cair 12,4% no comparativo anual, totalizando 2,178 milhões de toneladas, segundo pesquisa feita na última semana pela S&P Global Platts com 10 analistas.

A estimativa para a moagem de cana-de-açúcar no período variou entre 35,6 a 40,9 milhões de toneladas. A média ficou em 38,8 milhões de t, o que representaria uma queda de 8,3% no comparativo anual em caso de confirmação dos números.

A produção total de etanol de cana foi apontada em 1,61 bilhão de litros na quinzena, com queda de 12,1% em relação ao ano anterior.

"A queda na cana processada, na produção de açúcar e no etanol produzido pode ser explicada pelo menor número de usinas em operação até 16 de maio em relação ao ano passado", disse um trader de São Paulo para a S&P. "Um atraso de duas semanas no início da colheita por causa da má maturação da cana causou um efeito cascata de atraso da colheita".

Dados da produção de cana no Centro-Sul do Brasil - 1ª quinzena de maio de 2021 (até 16 de maio) - Fonte: S&P Global Platts
Dados da produção de cana no Centro-Sul do Brasil - 1ª quinzena de maio de 2021 (até 16 de maio) - Fonte: S&P Global Platts

O clima não impactou os trabalhos da cana na primeira quinzena do mês, com 0,8 dia perdido por chuvas e cerca de 230 a 240 usinas ativas em 16 de maio.

O ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) parcial por tonelada de cana-de-açúcar teve média 127,4 quilos/t, uma redução de 2,8% ante o ano anterior. A proporção de cana para a produção de açúcar também deve ter uma queda, saindo de 46,2%, ante 47,0% no ano anterior.

"Embora os produtores brasileiros tenham aproveitado os recentes altos preços do etanol hidratado e anidro, as expectativas de longo prazo são de que as usinas continuem a maximizar sua produção de açúcar, dada a maior lucratividade da produção do adoçante em relação à produção de etanol", disse a S&P.

A fornecedora global de informações de energia e commodities levantou que o preço do etanol hidratado em Ribeirão Preto, equiparado ao açúcar bruto, equivaleu a US$ 16,10 c/lb em 20 de maio. A cotação média do mercado futuro de açúcar ICE NY11 foi de 17,04 c/lb, fornecendo um prêmio de exportação médio de US$ 0,94 c/lb.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) deve divulgar os dados de moagem da primeira quinzena de maio nos próximos dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário