Greves na Colômbia impedem produção de açúcar e preços internos disparam

As greves generalizadas na Colômbia têm impedido os trabalhos de processamento para a produção de açúcar no país. Com a paralisação, os preços de negociação da commodity disparam desde o mês de março, segundo dados da trading inglesa Czarnikow.
"A produção de açúcar está atualmente suspensa em Cali, principal região açucareira da Colômbia, e as exportações também pararam. Como resultado, os preços estão se aproximando da máxima de um ano", destacou a trading em relatório.

Preços do açúcar colombiano em alta (COP/kg) - Fonte: Czarnikow
Protestos generalizados marcam a vida dos colombianos desde o final de abril como oposição a uma reforma tributária do governo. Depois disso, as manifestações seguiram com demandas relacionadas com renda básica, oportunidades para os jovens e contra a violência policial.
No último mês de maio, segundo informações da agência de notícias Reuters, 17 mortes de civis foram relacionadas com as greves, além de dois policiais.
Apesar dos impactos na produção de açúcar, a Colômbia é apenas a 14ª produtora de açúcar no mundo, com cerca de 2 milhões de t, e 10ª exportadora global, com embarques estimados na safra 2020/21 (outubro-setembro) em 700 mil t e 2021/22 em 770 mil t.
0 comentário
Açúcar fecha em queda em Nova Iorque e renova mínima de cinco semanas
Açúcar fecha em alta nas bolsas com dólar fraco e recuperação do petróleo
Mix açucareiro deve chegar a 49,5% em 2027/28 e impulsionar produção de açúcar no Centro-Sul, estima Rabobank
Açúcar: contratos futuros em Nova Iorque podem recuar para 15 centavos de dólar, aponta analista
Açúcar fecha em direções opostas com queda do petróleo e recuo do dólar
Açúcar recupera parte das últimas perdas; safras da Índia e do Brasil estão no radar