Greves na Colômbia impedem produção de açúcar e preços internos disparam

Publicado em 01/06/2021 10:20 e atualizado em 01/06/2021 11:54
Trading inglesa Czarnikow levanta que preços da commodity estão próximos das máximas de um ano

LOGO nalogo

​As greves generalizadas na Colômbia têm impedido os trabalhos de processamento para a produção de açúcar no país. Com a paralisação, os preços de negociação da commodity disparam desde o mês de março, segundo dados da trading inglesa Czarnikow.

"A produção de açúcar está atualmente suspensa em Cali, principal região açucareira da Colômbia, e as exportações também pararam. Como resultado, os preços estão se aproximando da máxima de um ano", destacou a trading em relatório.

Preços do açúcar colombiano em alta (COP/kg) - Fonte: Czarnikow
Preços do açúcar colombiano em alta (COP/kg) - Fonte: Czarnikow

Protestos generalizados marcam a vida dos colombianos desde o final de abril como oposição a uma reforma tributária do governo. Depois disso, as manifestações seguiram com demandas relacionadas com renda básica, oportunidades para os jovens e contra a violência policial.

No último mês de maio, segundo informações da agência de notícias Reuters, 17 mortes de civis foram relacionadas com as greves, além de dois policiais.

Apesar dos impactos na produção de açúcar, a Colômbia é apenas a 14ª produtora de açúcar no mundo, com cerca de 2 milhões de t, e 10ª exportadora global, com embarques estimados na safra 2020/21 (outubro-setembro) em 700 mil t e 2021/22 em 770 mil t.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário