Grupo francês Tereos busca sair de empreendimentos na China e Romênia, dizem fontes

Publicado em 02/06/2021 14:05

LOGO REUTERS

​PARIS (Reuters) - A produtora francesa de açúcar Tereos está tentando sair de seus empreendimentos na China e na Romênia como parte de um movimento mais amplo da nova administração com o objetivo de desinvestir alguns ativos internacionais para aliviar a pesada dívida do grupo e aumentar a lucratividade, disseram fontes próximas ao assunto.

A Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo em volume, reorganizou sua alta administração desde que uma reunião extraordinária em dezembro demitiu seu presidente-executivo.

A nova equipe, que expressou grande preocupação com as perdas em algumas das atividades internacionais da Tereos antes de assumir, disse que estava considerando vender ativos não lucrativos ou não essenciais, mas que primeiro queria fazer uma auditoria do grupo.

A Tereos está em negociações avançadas com a Wilmar International (WLIL.SI) de Cingapura para vender sua participação de 49% em sua joint venture de amido na China, disseram à Reuters três fontes familiarizadas com as negociações.

O grupo cooperativo também está tentando sair de suas atividades deficitárias de açúcar na Romênia, segundo uma das três fontes próximas ao assunto, e uma outra fonte.

A Tereos não quis comentar. A Wilmar também não.

A joint venture com a Wilmar, lançada em 2012, opera duas grandes fábricas de amido na China.

As negociações com a gigante agroalimentar começaram antes mesmo de a nova gestão da Tereos assumir, mas fracassaram devido ao baixo preço oferecido pela Wilmar antes de serem retomadas neste ano, disseram duas das três fontes próximas ao assunto.

Uma das fontes disse que eles estavam perto da conclusão e que, embora o preço final do negócio permanecesse incerto, a venda ainda teria um prejuízo significativo para a Tereos.

A Wilmar está "em negociações sérias" para comprar uma participação nos negócios de amido da Tereos na China, disse uma fonte de Cingapura familiarizada com as negociações.

A Tereos, que é composta por 12 mil cooperados, comprou a fabricante de açúcar romena Ludus em 2012 como parte de uma ampla expansão internacional. Mas a unidade registra prejuízos todos os anos desde 2014, segundo registros da empresa.

A nova administração quer estancar as perdas e contratou um consultor internacional para ajudá-la a encontrar uma solução, com uma venda vista como a primeira opção, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

O consultor fez abordagens iniciais para compradores em potencial, disse uma fonte.

Mas a venda da empresa romena pode ser difícil por causa de seus resultados ruins. Além disso, a região não é muito atraente em termos de produção de beterraba açucareira, disseram as fontes.

Se nenhum comprador for encontrado para o negócio romeno, a Tereos poderia suspendê-lo completamente, disse uma segunda fonte, próxima à administração da Tereos.

A fonte disse ainda que se fosse encontrada uma maneira de manter o negócio, mas estancar as perdas, a Tereos consideraria isso, mas esse cenário parecia improvável.

A Tereos informou uma dívida de 2,7 bilhões de euros (US $ 3,30 bilhões) no final do ano passado, com vendas anuais de cerca de 4,5 bilhões de euros.

A nova administração do grupo deve revelar sua nova estratégia na quarta-feira, quando o grupo cooperativo divulgar seus resultados anuais, disse uma porta-voz.

($1 = 0,8175 euros)

(Sybille Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário